Quero partir, mas para onde ir?

23 de abril de 2021
Raquel Rosa

Talvez, assim como eu, você tenha essa inquietação e vontade de partir. Mas, e se partir, para onde ir?

Atualmente eu moro em Gold Coast, na Austrália. E sempre recebo perguntas sobre como as coisas são por aqui. Pessoas querendo saber sobre a país ou sobre como é morar fora.

Da mesma forma que nascer e morrer no mesmo lugar não é pra todo mundo, morar pelo mundo também não. Mas, se tu que me lê tem essa inquietação, vou tentar te ajudar.

A primeira pergunta que tenho a lhe fazer é: o que você quer realizar ou fazer quando estiver fora? Você quer aprender um novo idioma; ganhar experiencia profissional; ir trabalhar na “gringa” pra fazer dinheiro e voltar para o Brasil ou quer migrar e conseguir uma residência em outro país?

Se você tem clareza do que quer ao ir para o exterior, fica mais fácil saber para onde ir. Por exemplo, se você quer aprender outro idioma, busque por países onde essa é a língua nativa. Se você, assim como eu, não tiver grana pra se manter lá, busque países onde você pode estudar e trabalhar. Quer seguir trabalhando na sua área e migrar para outro país? Procure por países que tenham a sua profissão como demanda. Quer ir embora e ir embora lhe basta, quais países você sempre sonhou em conhecer? Quais países são mais fáceis para conseguir cidadania?


Faz 3 anos que não vejo minha familia, e pelo andar da carruagem a Australia só vai abrir “normalmente” para viagens internacionais daqui 3 anos (2024), ou seja, 6 anos até que eu possa ver meus familiares novamente. Às vezes, até a solitude é solitária.

Aprender a se comunicar em outro idioma leva tempo. Aprender as coisas básicas para se virar no dia a dia é fácil, mas às vezes queremos nos comunicar para além do arroz e feijão e aquela língua ainda não nos cabe nela. Talvez você acorde com vontade de comer algo com sabor de “foi minha mãe que fez”, mas esse desejo está a 17 mil km de distância. Haverão dias que você só queria estar lá, mais vai estar aqui. Por isso, saber o seu porquê é tão importante. Esse não é um texto apelativo para te vender um sonho irreal. Esse aqui é um texto de uma pessoa real que partiu para outra pessoal real que quer partir.

Nimbin, Australia.
Foto: Raquel Rosa

Aqui desse lado tem dia que dá vontade de correr pros abraços de lá.
Dias que dá vontade de partir, mais uma vez, pra algum outro lugar.
Dias que dá vontade de ficar pra sempre e nunca mais voltar.

Dias que aqui é o melhor lugar do mundo 
e dias que você daria tudo só pra estar lá.
Dias que dá vontade de ficar aqui e trazer todas as pessoas de lá.
Dias que você dá graças por ter nascido lá e por ser quem é,

e dias que você queria ter nascido aqui só pra vida ser mais fácil.
Dias que seu coração está aqui 

dias que seu coração está lá.
Dias que passam rápido e dias que você tem que aprender a conviver com a ausência de quem está lá.
Dias aqui lembrando os dias lá,
dias lá em que a gente sonhava estar aqui.
Dias que eu não voltaria atrás, mas que se pudesse viveria tudo de novo só pra aproveitar mais e mais quem esta lá.
Dias aqui com saudades de lá.”


Aqui e lá. Poema @byraquelrosa

Fingal Heads, Australia.
Foto: Raquel Rosa

Morando aqui, eu vejo gente que se encontrou, que achou seu lugar no mundo. Gente que voltou e quer voltar. Pessoas que foram para outros lugares. Somente partindo você saberá se morar fora é o que você quer ou não.

Eu já não me vejo em outro lugar, meu coração está aqui. Um intercâmbio de 6 meses que já leva mais de 3 anos. O mesmo coração, antes inquieto por partir, hoje quer ficar.

Bendito o dia que eu escutei meu coração e fui atrás do que eu queria. A realidade pode ser aquilo que fizeram de nós, mas pode ser também aquilo que a gente sonha para si mesmo. Porém é preciso persistir mesmo quando o mundo te diz que não.

Se você pudesse partir amanhã, você iria? Para onde iria? Se a sua resposta foi que sim, talvez seja hora de você escutar o seu coração também.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X