Madaba – Fragmentos do passado na cidade dos mosaicos

17 de setembro de 2018
Suzane Hammer

Dois milhões de pedrinhas coloridas desenham um dos mais famosos mosaicos do Mundo: o mapa de Madaba. Este belo e colorido trabalho de artistas anônimos datado do século VI D.C. é considerado o mais importante mosaico descoberto na Jordânia. Acredita-se que tenha sido feito por membros da comunidade cristã de Madaba, e é a representação mais antiga em mapa de Jerusalém e da Terra Santa preservado.

O mapa de mosaico de Madaba se encontra no chão da Igreja Grega Ortodoxa de S. Jorge, a principal atração da cidade. A igreja foi construída em 1896 d.C. sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século VI muito mais antiga. O painel de mosaicos que contém o mapa tinha, originariamente, o tamanho de 15,6 m por 6 m e 94 metros quadrados, e apenas um quarto do mapa foi conservado. 

Acredita-se que o propósito de se colocar o mapa no chão da igreja era, além de glorificar o trabalho de Deus nas terras bíblicas, ajudar o peregrinos a localizar os lugares santos. Apesar de alguma inexatidão, o mapa reproduz povoados e características geográficas com precisão.

A pequena igreja é repleta de diversos e coloridos mosaicos retratando diversos santos e passagens da vida de Jesus. Um lugar que inspira muita admiração e paz.   

Madaba é uma pequena cidade a apenas 32 km de Amã, a capital da Jordânia e próximo ao Mar Morto. A partir do século IV tornou-se um importante centro da Cristandade. Tem a maior população de cristãos do país e hoje continua a ser conhecida por sua tolerância religiosa em pleno oriente médio. Mas ainda é possível ver por toda parte as mulheres usando o véu islâmico, mas nem por isso deixam de exibir lindos sorrisos e olhares brilhantes.

A cidade tem uma longa história e é mencionada pela primeira vez na Bíblia durante o êxodo, por volta de 1200 a.C. Repleta de pequenas lojas de artesanato local, é possível visitar e conhecer o trabalho delicado e minucioso das mulheres e deficientes físicos no centro de formação de artesãos. (Handicraft centre and Mosaic Workshop) que requer muita paciência e dedicação para criar as mais belas peças de diferentes cores e tamanhos de mosaicos. Primeiro o desenho é feito em uma tela, que é coberta com peças coloridas coladas uma a uma. Ao final, a imagem é tirada do negativo, pelo lado que recebeu a cola, para que todas as peças fiquem da mesma altura.

 A cidade é pequena e bem gostoso para uma caminhada tranquila e no museu da cidade é possível ver a árvore de Madaba  original: a árvore que virou símbolo da fertilidade da terra dali. A árvore de Madaba é o desenho  mais popular da Jordânia. Diz a lenda que a árvore batizada de Madaba originalmente produzia cachos de uva tão gigantescos que eram necessários dois homens para carregar cada um deles.

VEJA também NO LPM!