Honduras e suas surpresas ainda pouco desbravadas

1 de dezembro de 2021
LPM
Honduras pode ser uma surpresa para quem procura diversas experiências em um só lugar e diferente das tradicionais

Honduras pode ser uma incrível surpresa para quem procura uma experiência diferente das tradicionais. Isso porque o país é lar de patrimônios históricos, praias do caribe na região norte e leste, uma grande diversidade de fauna e flora, além de muita história e cultura para ser contada.

Honduras - Tegucigalpa - Crédito Reprodução
Honduras – Tegucigalpa – Crédito Reprodução

Honduras significa “profundezas”. Nome foi dado na chegada dos colonizadores espanhóis no século XVI, pois se surpreenderam com a profundida das águas hondurenhas. Localizada no coração da América Central e com mais de 9 milhões de habitantes, tem em Tegucigalpa sua capital e maior cidade do país.

Principal porta de entrada para Honduras, a capital é uma herança de diferentes períodos, com sua praça central, edifícios e catedrais históricos. Com muita cor e aromas, o centro de “Tegu” também é repleto de lojas de artesanatos da cultura hondurenha além de charmosas cafeterias. Honduras tem uma tradição muito grande com café, sendo o maior produtor da América Central. Também na capital, é possível encontrar alguns museus voltados para artefatos arqueológicos encontrados no país.

E é na cidade chamada de Copán, no extremo oeste do país onde ficam as antigas ruínas maias. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um sítio arqueológico com pirâmides, esculturas e antigas inscrições. As ruínas de Copán são menos conhecidas e disputadas por visitantes do que outras espalhadas pelas Américas, como no Peru e México. Com isso, a região mantem algumas características mais bem preservadas e o local vem crescendo cada vez mais por apaixonados por história e lugares habitados por antigas civilizações.

Como mencionamos no começo do texto, Honduras também pode ser visitado para conhecer seu lado natureza. Cerca de 80% do território do país é montanhoso e com isso, lagos, trilhas e mirantes são comuns entre algumas regiões. Não tão longe da capital, está o maior lago de Honduras, chamado de Yojoa. Com um clima bastante tropical, é possível passear entre as cachoeiras, praticar alguns esportes radicais, além do “Bird Watching”, passeio para observação de pássaros da região.

Há também o arquipélago Ilha da Bahia, mais ao norte do país, ele abriga três ilhas bastante procuradas para práticas de mergulho, pesca, vela, snorkel e apreciação da vida marinha… São elas: Ilhas Roatán, Ilhas Guanaja e Ilhas Útila. Cada uma tem sua particularidade, passeios e preços.

E é na Ilha da Bahia também que se encontra a segunda maior barreira de coral do mundo, chamada de Recife Mesoamericano. Com mais de 1,1 mil quilômetros, também se estende pelo México e Guatemala.

E aí, o que achou de Honduras? Você pode se surpreender com o tanto de diversidade e experiências diferentes desse país da América Central ainda pouco desbravado por visitantes pode oferecer.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X