Conheça a charmosa San Miguel de Allende  

24 de setembro de 2018
Suzane Hammer

Em concurso realizado pela revista Travel+Leisure San Miguel de Allende recebeu o  título de melhor cidade do mundo e a mais bela do México. Aliás, é uma grande responsabilidade hoje em dia quando comparada com grandes cidades como Paris, Londres, Praga ou Viena.

Entretanto, a pequena e charmosa San Miguel de Allende, consegue provar não só na teoria, mas sim na prática que é merecedora desse título. Bastam poucos minutos na cidade para se apaixonar perdidamente pelos seus encantos.

História

Localizada entre as montanhas no estado de Guanajuato no México a quase 2 mil metros de altitude, San Miguel de Allende foi em fundada em 1542, pelo monge franciscano Frei Juan de San Miguel. Segundo a história, fontes de água termal foram descobertas pelos cachorros do Frei, e assim que o povoado de San Miguel foi elevado à cidade, em 1826, recebeu o nome em sua homenagem, e assim nasceu  San Miguel de Allende. 

É considerada um dos municípios mais importantes do país.  No início dos anos 1900 a cidade foi quase esquecida, mas em 1926 o governo mexicano a transformou em monumento histórico e graças a essa atitude as construções começaram a ser preservadas. A partir de 1950 começou a receber refugiados da Segunda Guerra Mundial, e assim foi a escolha de milhares de norte-americanos, canadenses e europeus que fixaram suas residências nesse pequeno vilarejo. E em pouco tempo transformou-se em ponto turístico conhecido por sua bela arquitetura colonial e suas fontes termais.

A população  de aproximadamente 140.000 habitantes, 12 mil são estrangeiros, de 65 nacionalidades diferentes. Caminhando pelas ruas de pedras e emolduradas pelos casarões de cores forte de amarelo, laranja e vermelho, a cidade nos remete a um passado de história e tradições mexicanas que ainda estão vivas em cada canto da cidade.

Turismo

Atrás das fachadas de seu casario, encontram-se charmosos hotéis butiques, lojas, galerias, belas igrejas e restaurantes onde se pode apreciar a colorida e picante culinária mexicana, tanto de chefs internacionais quanto da nova gastronomia mexicana.

A pacata cidade é muito procurada por turistas, conserva sua tranquilidade e charme, e ao som de mariachis e cantores populares ao entardecer inundam as ruas e te convidam a degustar a famosa tequila em um pequeno restaurante, e a um passeio noturno pelas ruas iluminadas por antigos postes coloniais que ainda preservam suas características e mostram a cidade dormente e pacífica.   

Declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2008, São Miguel de Allende além de sua preservação histórica e cultural, mantém a cidade sempre ativa com festas populares coloridas e animadas e de muita religiosidade. Sua bela e conservada praça no coração da cidade, chamada “El Jardín Principal“, é adornada de árvores frondosas e muito bem cuidados canteiros de plantas e flores coloridas que presenteiam quem se senta nos bancos da praça para observar o povo de San Miguel, um suave perfume floral e faz com que você não queira mais voltar a realidade.

Sua bonita igreja neogótica, a Paróquia De San Miguel Arcángel em tom de rosa, foi construída toda em pedras extraídas da região e também considerada uma das mais impressionantes do estado.

Seu povo de rostos serenos e simpáticos traduzem bem a tranquilidade da cidade. Suas mulheres artesãs tecem e bordam coloridas bolsas, toalhas e bijuterias sentadas nas escadarias de igrejas e comércios, oferecem aos turistas pequenas bonecas de pano, tradicional em todo México, confeccionada com retalhos de tecidos coloridos.  

Os diversos ateliês, galerias e lojas de produtos artesanais são encontradas facilmente por toda a cidade, o que torna muito difícil em decidir o que escolher. Locais como as boutiques Zócalo, La Calaca e Tesoros são especializados na arte folclórica mexicana. Já o artesanato regional  de trabalhos em metal, lã, estanho, vidro, cerâmica e madeira, pode ser encontrado no mercado municipal em grande variedade, além de frutas, verduras, bebidas típicas e as famosas pimentas.

Depois de viver, degustar e cair de amores pela cidade, fica muito difícil de dizer adeus a essa pequena e simpática cidade mexicana de San Miguel de Allende.

 

 

 

VEJA também NO LPM!