10 praias do Nordeste brasileiro que você precisa conhecer

17 de janeiro de 2022
Guilherme Tetamanti

O Nordeste brasileiro é sinônimo de calor, pratos típicos deliciosos (com destaque para os frutos do mar) e, claro, praias maravilhosas. Com tantas belezas nos nove estados da região é até difícil escolher as melhores praias do Nordeste.

Afinal, são mais de 3 mil km de litoral marcados pela areia clara e fofa, águas cristalinas e sol sempre brilhante. Mas, me arrisquei a escolher as praias do Nordeste que você precisa conhecer.

É claro que esta lista está longe de ser definitiva ou mesmo uma verdade absoluta, já que você pode ter uma opinião diferente da minha. Acredito que alguns destinos são unânimes como Fernando de Noronha ou Maragogi, por exemplo, mas há outros tantos.

Pesquisando e viajando por Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí escolhi 10 praias para te indicar. Vem comigo que te mostrarei as melhores praias do Nordeste.

Praias do Nordeste que você precisa conhecer

  • Maragogi, Alagoas
  • Praia do Francês, Alagoas
  • Praia de Pipa, Rio Grande do Norte
  • Itacaré, Bahia
  • Jericoacoara, Ceará
  • Porto de Galinhas, Pernambuco
  • Praia dos Carneiros, Pernambuco
  • Praia do Saco, Sergipe
  • Praia de Tambaba, Paraíba
  • Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Ok, eu sei que começando por Fernando de Noronha eu apelo, mas é que a ilha é um dos cartões portais do Brasil e a Baía do Sancho está sempre entre as praias mais bonitas no prêmio do site TripAdvisor, o Traveller’s Choice (ficou em 3º lugar na premiação de 2021).

A ilha de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e possui praias e paisagens de tirar o fôlego. Uma delas é a Baía do Sancho, praia limitada por uma muralha rochosa de mais de 70 metros coberta por vegetação. A descida é feita por escadas íngreme nas rochas.

Maragogi, Alagoas

Melhores praias do nordeste

Localizada no município de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, na famosa Costa dos Corais, a praia de Maragogi é conhecida como Caribe Brasileiro por conta da orla de areias claras e águas de cor que vai entre o azul turquesa e o verde esmeralda.

O local possui ótimas águas para mergulhar, observar a vida marinha nos corais chamados de Galés. Localizadas a 6 km da costa, cerca de 30 minutos de barco a partir do Centro da vila, o local é repleto de corais, onde é possível observar belíssimos peixes coloridos.

Existem infinitas opções de hospedagem, mas não deixe de conhecer os melhores resorts de Maragogi.

Praia do Francês, Alagoas

Outra praia do estado de Alagoas que você precisa conhecer em viagem ao Nordeste é a Praia do Francês, que fica no município de Marechal Deodoro. É destaque por conta do mar de águas em tom azul-turquesa, da areia branca e também pela barreira de corais localizada nela.

Quando a maré está baixa a área da barreira de corais se transforma em uma piscina natural perfeita para mergulhos com snorkel, assim como Maragogi, localizada no mesmo estado.

Praia de Pipa, Rio Grande do Norte

Praias do nordeste mais bonitas

Lá na “esquina do Brasil”, no estado do Rio Grande do Norte e pertinho de Natal, está uma das praias do Nordeste que você deve conhecer: a praia de Pipa. Está localizada no município de Tibau do Sul e possui paisagens surreais.

A vila de Pipa tem ruelas que lembram a Grécia; há dunas de areia clara que lembram o deserto; praias com água transparentes; além de falésias de areia vermelha. Inclusive, para chegar a maior parte das praias é preciso descer longas escadas nas falésias.

Itacaré, Bahia

A Bahia, além de ser o estado “descoberto” pelos portugueses, uma vez que foi em Porto Seguro que eles desembarcaram em terras brasileiras, possui diversas cidades e praias lindas que você deve conhecer.

Itacaré fica no litoral sul do estado e se destaca pelas belas praias com pedras e vegetação (algumas escondidas no fim de trilhas) e diversas cachoeiras, além de um Centro Histórico com muitas construções antigas. Veja tudo sobre o que conhecer em Itacaré.

Não à toa a cidade é queridinha dos viajantes que vão à Bahia.

Jericoacoara, Ceará

Praias para conhecer no Nordeste

No estado do Ceará, dentre o roteiro conhecido como Rota das Emoções, está a praia de Jericoacoara ou apenas Jeri. Fica na pequena cidade de Jijoca de Jericoacoara e (já aviso) é paixão à primeira vista para todos que visitam o destino.

Possui um mar com águas claras, calmas e quentes, além de dunas de areia branca. Além do belo contraste entre o mar e as dunas, te um pôr do sol imperdível em qualquer época do ano. Existem pousadas tão magníficas, que vale a pena esticar sua estadia apenas para ficar curtindo o lugar.

Praia dos Carneiros, Pernambuco

Ainda em Pernambuco destaco a Praia dos Carneiros, que fica na cidade de Tamandaré. Assim como outras belas praias nordestinas possui águas transparentes, meio azuis-esverdeadas, quentes e ótimas para prática de esportes.

Além de áreas com piscinas naturais para fazer mergulho de superfície para observar corais e peixes coloridos. A praia é cercada pela foz do rio Formoso e por uma grande barreira de recifes que forma piscinas naturais na maré baixa.

Porto de Galinhas, Pernambuco

Porto de Galinhas

Partido agora para o estado de Pernambuco separei duas das praias do Nordeste que você deve conhecer. A primeira é Porto de Galinhas, que fica na cidade de Ipojuca, e é famosa por aquelas imagens de jangadas coloridas flutuando no mar transparente

São pelas jangadas, inclusive, que você deve se locomover pra chegar às piscinas naturais para a prática de mergulho. Há também áreas com mar mais agitado para a prática de surfe, mas independente do esporte a água é sempre morna e clara.

Praia do Saco, Sergipe

O menor estado do Nordeste também de opções de belas praias para conhecer. A Praia do Saco fica na cidade de Estância, em Sergipe, quase na divisa com a Bahia. Possui muitos coqueiros, areia fina e branca e mar bem azul.

Além de curtir o mar da Praia do Saco, você pode aproveitar toda a infraestrutura turística com restaurantes e bares, e fazer passeios de buggy pelas dunas de areia fina que podem te levar a outras atrações da cidade, como Mangue Seco.

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Baía do Sancho

Diversas vezes eleita como a praia mais bonita do Brasil, e até do mundo, a Baía do Sancho é limitada por uma muralha rochosa de aproximadamente 70 metros de altura, que fazem dela uma visita imperdível em Fernando de Noronha.

É daqueles lugares que vale a pena visitar várias vezes na vida, curtir o pôr do sol sem pressa, apreciar a vista do mirante e se encantar com o Morro Dois Irmãos.

Por ser uma praia mais isolada, fica longe das pousadas de Fernando de Noronha, por isso é importante planejar bem sua visita para decidir se você fará tudo de ônibus ou alugará seu próprio veículo.

Praia de Tambaba, Paraíba

A última opção entre as praias do Nordeste que você precisa conhecer é um pouco diferente. Isso porque Tambaba, em Conde, na Paraíba, é uma praia naturista. Dessa forma, para conhecê-la é preciso tirar sua roupa.

Se não curtir a prática do nudismo, saiba que há uma parte pequena onde você pode conhecer sem as regras naturistas e já vale a pena pois ela tem o mesmo cenário paradisíaco de águas claras, vegetação e muitas pedras.

Quais as melhores praias do Nordeste?

Como citei no início esta, assim como qualquer lista de qualquer assunto, não é uma lista fechada e provavelmente não é unânime também. Eu, como amante do sol e do mar, escolhi aquelas com belezas naturais surreais e que agradam a diferentes públicos.

O nordeste brasileiro é uma região muito rica de história, paisagens e cultura e que recomendo que você possa conhecê-la por inteiro. Assim, poderá fazer sua própria avaliação e concordar ou discordar da minha lista.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X