LPM
LPM

Um passeio pelo Parque Nacional de Brasília

30 de abril de 2019
Distrito FederalEu Gosto

Localizado na região centro-oeste do Brasil, a menor unidade federativa é chamada de Distrito Federal. Como não há municípios, o local é dividido em 31 regiões administrativas, sendo que lá, também está a capital federal brasileira, Brasília, sede do governo.

Conhecida pelos grandes planaltos e prédios, Brasília também possibilita outros passeios e atrações pouco conhecidas pelos próprios brasileiros e seus visitantes.

Crédito: ICMBio

Apelidado de “Água Mineral” é uma unidade de conservação de proteção à natureza, situado na região noroeste do Distrito Federal, 10 quilômetros do centro de Brasília, com a intenção de preservar a vegetação natural, erosão dos solos e equilíbrio das condições climáticas. O parque também abriga as bacias dos córregos que formam a represa de Santa Maria, responsável por 25% do fornecimento de água do Distrito Federal.

Principal atração do parque, as piscinas naturais surgiram a partir dos poços de àgua formados às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes mesmo da criação de Brasília. Devido isso, as piscinas são constantementes “alteradas por novas águas” das nascentes.

O parque conta com 3 trilhas:

A Trilha da Capivara com 1300 metros de extensão, te leva em um caminho entre as espécies de plantas do cerrado. A trilha Cristal Água, com 5 quilômetros e já é indicada para praticantes mais bem preparados para a aventura.

E também a Trilha União, que recebeu esse nome por abrangir algumas unidades de conservação do DF, como o próprio Água Mineral, a Floresta Nacional de Brasília, a Reserva Biológica da Contagem, o Rio Descobertos e outros. Com aproximadamente 136 quilômetros de percurso bem sinalizados, é atrativo para os mountain bikers, pois é um dos maiores circuitos para a prática do esporte do Brasil.

Crédito: Andre Coelho

A ilha da meditação é outro ponto interessante do Parque, pois foi criado em uma pequena represa, para ser o ponto de meditação e calma. Procurado principalmente de manhã, muitas pessoas buscam o lugar para começar o dia com a energia renovada.

Crédito: ICMBio

Para os mais interessados o lugar também aloja o Centro de Educação Ambiental, onde é possível aprender muito mais sobre a fauna e flora do Água Mineral.

O Parque Nacional de Brasília é o nono parque mais visitado do Brasil está aberto todos os dias das 8h às 16h. É possível adquirir um ingresso mensal onde a entrada é a partir das 6h.

Para mais informações, acesse o site.


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário