5 reservas naturais do mundo árabe

15 de junho de 2021
LPM
Existem diversos parques e reservas naturais, além de uma cultura riquíssima, o mundo árabe também oferece uma enorme biodiversidade.

Existem diversos parques e reservas naturais, além de uma cultura riquíssima, o mundo árabe também oferece uma enorme biodiversidade. Que ainda preservam a fauna e a flora dessa região milenar. Separamos alguns locais para você visitar e se impressionar com a natureza árabe.

Reserva Natural de Mujib – Jordânia

A reserva natural de Mujib está a 410 metros abaixo do nível do mar, isso dá a ela o título de reserva natural com a menor altitude do mundo. Mujib é na verdade um grande desfiladeiro, que adentra o Mar Vermelho. Uma das melhores formas para se conhecer o local é caminhando pelas diversas trilhas existentes por toda a extensão do canyon.

Florestas dos Cedros de Deus – Líbano

Créditos: Paul Saad on VisualHunt.com

A Floresta dos Cedros de Deus é uma das mais importantes reservas naturais libanesas, inclusive, é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Antigamente, a reserva era uma vasta floresta, como o nome sugere, de Cedros, mas atualmente só sobraram cerca de 1100 árvores. 

Para os libaneses, os Cedros são sagrados e tem importância histórica, cultural e espiritual. Por conta disso, o governo libanês faz vista grossa na reserva, justamente para evitar que essas árvores sejam extintas. Derrubar um Cedro do Líbano é um crime tão grave quanto assassinato, e é passível de prisão e multa.

Monte Elba – Egito


A região do Monte Elba é muito importante para o meio ambiente do Egito. Sendo responsável por 25% da biodiversidade do país, o monte possui características únicas, como por exemplo a elevada umidade do ar, que proporciona essa alta diversidade de plantas e animais. Por conta disso, a temperatura do local é bem amena, comparada com o resto do país, assim como o índice de precipitação anual, que pode chegar a 400mm.

Foi justamente para evitar que esse oásis se perca pela ação do homem que, nos anos 80, foi criado o parque nacional do Monte Elba. A área é de aproximadamente 35.500 hectares, sendo maior que países como Bélgica e País de Gales.

Parque Nacional do Alto Atlas Oriental – Marrocos


A Camera Story on Visual hunt

Com aproximadamente 55 mil hectares, este parque existe desde 2004. Nos planaltos do local encontram-se as duas maiores atrações : os lagos Islit e Tislit.

Existe uma lenda no Marrocosque diz que, dois jovens apaixonados não poderiam ficar juntos e de tanta tristeza choraram até suas lágrimas formarem ambos os lagos. Islit e Tislit significam respectivamente, noivo e noiva. Ao fim do choro ambos se afogaram nas águas dos lagos. O amor dos jovens era tão proibido que mesmo depois da morte não puderam ficar juntos, já que os lagos são separados por uma montanha.

O parque possui uma grande biodiversidade, sendo muito comum encontrar por lá animais como javalis e gazelas. Também encontram-se por lá diversas espécies de árvores protegidas, como o pinheiro bravo.

Parque Nacional Day Forest – Djibuti


Crédito: Elevation Map Finder

O Parque fica localizado nas montanhas do Djibuti, junto ao monte Malba. Fundado em 1939, o Day Forest está em uma região considerada semi-desértica e possui quatro principais espécies de árvores: o zimbro, a olea africana, o buxo e o tabaco dos bosquímanos. Quanto mais perto do cume das montanhas, mas espessa se torna a vegetação.

Infelizmente, a reserva possui menos de 80% do seu tamanho original, já que poucas medidas de proteção foram tomadas desde sua criação. Animais de grande porte, como o leopardo e o javali, já não podem mais ser vistos na região e os antílopes estão desaparecendo aos poucos. As principais razões para essa perda da biodiversidade é o ser humano, que desmatou a floresta para produção de gado, e a mudança climática da região, que se tornou inapropriada para existência de uma floresta. Muros de concreto foram erguidos nos arredores da reserva, entretanto essa medida se mostrou ineficaz.


VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X