Ma Chaves
Ma Chaves

Dicas e roteiro pela Riviera Albanesa

01 de setembro de 2020
Eu Gosto

Onde ir, como ir e o que fazer nas praias mais bonitas do litoral da Albânia.

A Riviera Albanesa é a faixa do litoral que vai de Vlora a Saranda no sudoeste da Albânia, e é banhada pelo mar Jônico, um braço do mar Mediterrâneo. A região é formada por algumas cidades e praias paradisíacas.

Borsh, Himara, Dhermi, Qeparo, Lukove, Palasë e Saranda, são apenas alguns dos destinos que te esperam nesta viagem incrível pelo litoral albanês. Cada uma com seu diferencial, formam um roteiro de águas cristalinas e turquesas, com praias isoladas como Jala e Mirror Beach, e outras até mesmo inexploradas, onde o turismo ainda não chegou.

Riviera Albanesa, mapa prais da albania, mapa litoral albanes

Conhecendo a Albânia: Mapa do litoral albanês, a chamada Riviera Albanesa

Riviera Albanesa : Entendendo o litoral albanês

A Albânia é um país pequeno e formado por uma cadeia montanhosa que vai até o mar. Para ser ter uma ideia em termos de configuração, grande parte das praias da Riviera Albanesa, ficam em um respiro entre essas montanhas. As cidades ficam acima do nível do mar e o acesso às praias costuma ter ladeiras. A estrada principal que conecta as principais cidades do país, rodeia essas montanhas e pode chegar a até 1000 m do nível do mar.

Ou seja, você está na estrada principal no alto e a saída para aos vilarejos ou praias são feitos por estradinhas que saem desta via principal. Muitas vezes, essas estradinhas são íngremes e sem asfalto, o que dificulta a chegada. Para o turista sem carro, fica quase impossível chegar, pois a caminhada será longa e debaixo de um forte sol.

Por isso, se quiser explorar diversas praias, recomendamos alugar um carro. O transporte público entre cidades pequenas é praticamente inexistente e não passa nessas estradinhas, te deixa sempre na beira da estrada principal.

Vamos dar um giro e falar um pouquinho sobre alguns lugares, pois como eu disse, o litoral albanês é vasto e existem muito mais opções.

As principais praias da Riviera Albanesa

Himara 

A cidade de Himara ou Himare é a capital da região de mesmo nome e engloba várias cidadezinhas. Himara é uma cidade maior, bem mais movimentada, com construções vistas da praia, muitos bares e restaurantes e opções de hospedagem.

enseada e praia de Himara na riviera albanesa

A movimentada praia de Himara, na Albânia  (Foto: navoltaeuteconto.com)

Além disso a cidade tem ruínas, monastérios e igrejas ortodóxicas herança do período bizantino. Seu castelo conta tem afrescos muito bonitos dentro da igreja que fica no topo.

afrescos igreja castelo Himara Albania

Afrescos na igreja episcopal no castelo de Himara, Albânia  (Foto: site visitehimara)

Dhërmi Beach

É a praia central da vila de Dhërmi e uma das pérolas da Riviera Albanesa. Um vilarejo com uma beleza natural impressionante. A praia tem estrutura de beach clubs, entre eles, o badalado Havana.

Riviera Albanesa, dhermi beach albania

A praia de Dhermi na Riviera Albanesa

Dhermi beach albania

O litoral da Albânia e o mar turquesa da praia de Dhermi

Drymares Beach

Uma praia também linda do vilerejo de Dhermi, a praia de Drymares é chamada de gêmea da vizinha Dhermi Beach, apenas um pouco maior.

Drymades Beach Albania Coast

O mar de Drymades Beach, Dhermi

Riviera Albanesa: Drymades Beach Albania

A enseada de Drymades Beach (Foto: albaniatania.wordpress.com)

Gjipe  Beach

Uma praia com águas cristalinas e uma das mais bonitas da região. É pequena e de difícil acesso. Para chegar é preciso estar de carro e ainda andar mais uns 20 minutos (1,5km ) em uma trilha. Outra alternativa seria de barco ou com um 4X4.

o mar e Praia de Gjipe na Riviera Albanesa

A Praia de Gjipe e o detalhe da trilha (Foto: tripadvisor)

Isso faz dela uma praia especial, mais exclusiva e mais vazia. Tem estrutura de restaurante com cadeira e guarda- sol, e cavernas submarinas para quem gosta de mergulhar.

caverna na praia de Gjipe, albania e riviera albanesa

Detalhe de caverna na praia de Gjipe, Albânia  (Foto: tripadvisor)

Jale Beach

Entre Dhërmi e Himara, a praia de Jale é bem pequena e isolada por montanhas. Conhecida por sua beleza e por sua vida noturna, é frequentada por jovens e por quem gosta de agito. Para chegar, é preciso transporte e uma caminhada de uns 15 minutos por uma estrada de terra.

jali beach albania riviera

A famosa Jali beach, na Riviera Albanesa

A praia tem diversos beach clubs, entre eles o conhecido Folie Marine, que costuma ter djs e festas, tanto de dia quanto de noite. As festas de domingo a tarde são uma boa opção para encerrar o final de semana.

Radhime Beach

Fica no ponto onde o mar Adriático encontra o Jônico, com um mar verde que se torna turquesa. Sua popularidade vem crescendo mas apenas  entre locais.

mar e praia de Radhime beach na albania

A linda Radhime Beach na Albânia (Foto: Mattia Limonta)

Palasa

Uma praia linda, com um mar azul e uma enseada de pedras brancas. Palasa está na moda, principalmente entre os jovens, por ter algumas boates.

Praia de Palase na riviera albanesa, o mar e pedras brancas

Praia de Palasa e suas pedras brancas  (Foto: intoalbania.com)

Livadhi Beach

Famosa por seu mar verde água e suas plantações de oliveiras, é uma das maiores praias da região. Bem movimentada, com muitos restaurantes e boa estrutura turística. Para quem gosta de esportes aquáticos é possível alugar  jet skis, paddles, canoas e barcos.

Litoral Albânes, mar e praia de Livadhi beach

Litoral Albânes : A movimentada praia de Livadhi  (Foto: tripadvisor)

vista de Livadhi beach praia e mar na albania

Litoral Albanês : A orla da praia de Livadhi  (Foto: tripadvisor)

A praia de Livadhi é dividida em duas partes: a Gonia, famosa por suas 2 pedras no meio do mar e a Apelistra. No seu final, indo em direção ao norte, temos uma mini praia chamada Fusa, reservada e que vale a visita.

Litoral Albânes e praia de Fusa beach

A pequena Fusa beach em Livadhi  (Foto: intoalbania.com)

Porto Palermo

Próxima de Himara, essa pequena praia de águas cristalinas é uma península, e dá acesso ao castelo de Porto Palermo. Achei um lugar pitoresco, que vale a visita. A praia poderia estar um pouquinho mais bem conservada, mas na Albânia, isso é comum acontecer.

Porto Palermo castle and beach Albania

Porto Palermo, com a praia e o castelo (Foto: Annalisa Ricciardi video)

Porto Palermo castle and beach Albania

A península de Porto Palermo, a praia e o castelo (Foto: google)

Borsh  Beach

Uma das praias mais longas da Riviera, com 7km de extensão. Mesmo com estrutura e alguns bares e cadeiras, ainda não foi atingida pelo turismo de massa. Uma praia mais simples e tranquila, boa para ir com a família. Se gostar de castelos, pode visitar o Castelo de Borsh que fica a 500 metros da praia.

borch beach albania

Litoral da Albânia: Borch beach e sua longa enseada

Queparo 

Uma praia comprida e mais sossegada.  O centro do vilarejo é bem pequeno e comparando com os de outras vilas, é um dos mais bonitinhos. Achei essa foto da beira da praia bem charmosinha, mostrando o detalhe da arquitetura em pedra.

Riviera Albanesa e a praia de queparo beach albania

Queparo beach, entre o calçadão e o mar  (Foto: viajeleve.net)

praia de queparo beach durantea noite

O charme da praia de Queparo à noite (Foto: Sokol Kujxhiu)

A praia de Queparo é uma das que guarda a herança da época comunista em seus bunkers na areia.

Queparo Beach Albania, mar e bunkers

Queparo Beach vista do alto. O mar e seus bunkers a esquerda (Foto: visithimara.al)

Saranda

Saranda é uma cidade grande, pode ser chamada de a capital da Riviera Albanesa. É bem simpática, rodeada de predinhos baixos e tem uma parte onde fica a marina e a extensa orla do Boulevard Hasan Tahsini.

Fora as praias, a cidade não tem muitas atrações. A praia do centro não é boa, se quiser pegar praia na cidade terá que ir mais ao sul para as praias mais isoladas como Monastery Beach ou a Mirror beach.

A Marina e a cidade de Saranda na Riviera Albanesa

Riviera Albanesa: A marina e cidade de Saranda ao fundo.

orla e praia do centro de Saranda, a Riviera Albanesa

Litoral da Albânia: Mais um parte da Orla de Saranda, vista de outro ângulo.

Hotel e praia em Saranda na Riviera Albanesa

Praia de hotel na parte sul de Saranda: filtro e cores mais vivas. (foto: tempodeviajar.com)

Mango Beach

Esta praia é uma boa opção para fugir das praias do centro de Saranda. A Mango beach fica a pouco mais de 3km do centro e  tem o beach club homônimo, com uma comida deliciosa. Costuma ser cheia e é um ótimo lugar para se ver o pôr do sol. Se quiser mais sossego, siga nossas dicas abaixo.

praia Mango Beach em Sarandana Albania

Mango Beach em Saranda, Albânia (Foto: divulgação )

Mango Beach em Saranda

Mango Beach em  Saranda, vista da rua (Foto : tripadvisor)

Monastery Beach 

 A praia fica em Saranda, bem mais ao sul, uns 5 km da praia Mango e é mais uma opção para fugir das praias do centro. De areia grossa e pedrinhas , ela tem uma carinha mais selvagem, mas conta com um barzinho e cadeiras.

praia Monastery Beach em saranda

Monastery beach, em sua versão cheia (Foto: tripadvisor)

A Monastery Beach ou praia do monastério, tem um centro de mergulho, o que é uma boa oportunidade para aproveitar a visibilidade de suas águas cristalinas.

prais e mar em Monastery Beach Saranda

Monastery Beach: praia mais afastada do centro, em Saranda (Foto: tripadvisor)

Mirror Beach

Chamada de Pasqyra beach, ela está localizada em Saranda na direção sul da cidade, perto da praia do Monastério. É uma praia relativamente isolada e protegida por falésias. Se for de ônibus, ele vai parar na estrada e você terá que dar uma boa caminhada pela estradinha de acesso, que é íngreme e de terra. Devido a dificuldade, a Mirror beach, costuma ser mais vazia.

Pasqyra Mirror Beach Albania Riviera Albanesa

O mar espelhado de Pasqyra ou Mirror Beach

A praia tem este nome porque a luz do sol quando reflete na água, brilha, formando um espelho. A praia não possui estrutura hoteleira que fique muito próxima, por isso é um ótimo spot para aproveitar este clima de “intocado” desta parte de Saranda.

praia mirror beach ou Pasqyra em Saranda na Albania

Mirror Beach ou Pasqyra no sul de Saranda (foto: tempodeviajar.com)

Ksamil

Um paraíso de praias e belezas naturais, Ksamil é com certeza parada obrigatória para quem visita a Riviera Albanesa. As praias tem boa estrutura de cadeiras e restaurantes, alguns até com decks no meio do mar. A cidadezinha é um pouco “feinha”, por isso esqueça as construções duvidosas e foque no azul do mar e nas ilhas que você pode explorar a nado. Localizada à apenas 30 minutos de transporte de Saranda, na temporada, costuma ser lotada.

praia e mar de ksamil vista de cima, na albania

Praia de Ksamil vista de cima. (foto: divulgação)

Ksamil beach na Riviera Albanesa

Riviera Albanesa: Ksamil Beach e o degradé verde de suas águas.

Uma dica: as cidades do norte da Riviera, como Vlore e Durres, são bem desinteressantes. São cidades grandes, sem charme e com um mar que nada lembra o verde do mar das outras cidades. Na minha opinião, nem vale a visita.

Outra dica: Muitas praias na Albânia são de pedras, recomendo levar seu sapatinho aquático.

Conclusão sobre as praias da Albânia

Eu tinha uma vontade imensa de ir à Albânia, e tudo que vi só me confirmou o quanto vale a pena conhecer este país. É um lugar seguro, de belezas naturais incríveis e com um povo muito simpático.

Para mim, a vantagem é que a Albânia te oferece a natureza que qualquer um de seus vizinhos te ofereceria, mas com preços muito baixos. Além do privilégio de explorar um lugar ainda não entregue ao turismo de massa. Mesmo que suas praias tenham clubes de praia, é mais para uma questão de conforto, pois muitas vezes continuam simples.

As praias são muito mais bonitas que as de Montenegro por exemplo, mas em contrapartida, a Riviera Albanesa não possui cidadezinhas charmosas para se visitar. Justamente o que me encanta é viver este rústico e aprender com essa diferença.

Recomendo visitar o mais cedo possível, pois no futuro, ao meu ver, a Albânia será algo como uma Croácia, com estrutura incrível, mas com um centro massificado com as mesmas lojas que temos em qualquer parte do mundo. Perdendo parte de seu charme e de sua identidade.

Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida, mandem mensagem. E se forem a Albânia, mantenham a mente aberta e aproveitem ao máximo esse país maravilhoso e de praias paradisíacas.

Praia e mar de Dhermi na Riviera Albanesa

Eu e as pedrinhas da praia de Dhermi 🙂

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário