Inscrições para edição 2022 do Prêmio Impactos Positivos começam no dia 13 de maio

5 de maio de 2022
LPM
Até 31 de agosto, a plataforma do evento ficará aberta para receber as candidaturas de empresas, organizações e outros stakeholders do ecossistema de impacto no Brasil e as indicações de homenageados
Logo da terceira edição do Prêmio Impactos Positivos 2022

As novidades da 3ª edição do Prêmio Impactos Positivos em relação aos anos anteriores foram anunciadas no lançamento oficial da iniciativa, que aconteceu no dia 4 de maio, no Impact Hub Brasília (DF). Até 31 de agosto, a plataforma do evento ficará aberta para receber as candidaturas de empresas, organizações e outros stakeholders do ecossistema de impacto no Brasil e as indicações de homenageados

“Nos fortalecemos e evoluímos ainda mais tanto no quesito tecnologia e dinâmica da premiação como em parceria. Para dar maior visibilidade e criar engajamento para ajudar a transformar e fomentar o ecossistema de impacto nacional, cumprindo também com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, contamos com a parceria da Enimpacto para reconhecer e premiar negócios e organizações que estão diretamente e indiretamente participando do desenvolvimento deste ecossistema”, explicou Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio, durante o evento.

Com a parceria, houve uma mudança no processo de premiação, com a criação de duas categorias: negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, setor público, comunidades e outros stakeholders). “Os vencedores na categoria negócios de impacto, além de ganhar o troféu que é concedido a todos os premiados, vão receber conhecimento, por meio de consultorias, mentorias, master em governança, o que vai permitir a eles ter mais ferramentas para trazer mais impacto positivo ao nosso país”, informou Gisele.

Lucas Ramalho, coordenador da Enimpacto, destacou no lançamento a importância da colaboração entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada para o desenvolvimento do ecossistema de impacto no país, o que está simbolizado no Prêmio Impactos Positivos. “Vamos selecionar e reconhecer os melhores empreendimentos de impacto do Brasil e, com isso, inspirar que novos empreendedores atuem no país. O prêmio é muito importante porque é capaz de mobilizar mais atores e dar o devido reconhecimento aos empreendedores que estão dedicando a sua energia para a construção de uma sociedade melhor. E ainda é um grande incentivo para que esses empreendedores entrem numa plataforma que vai servir para monitorar como seus negócios estão se saindo, fazendo com que possamos desenvolver políticas públicas nesse setor baseadas em evidências”, disse.

Para Cristiano Prado, líder de Projetos Econômicos e Sociais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o engajamento do setor privado é essencial para mover o país, a sociedade e o mundo. “Nós precisamos da ajuda dos negócios de impacto para cumprir as metas ambiciosas previstas na Agenda 2030. Por isso, temos o grande prazer de apoiar o Prêmio Impactos Positivos, que está dando mais visibilidade e vai incentivar os jovens a querer empreender e fazer a transformação social de que a gente tanto precisa no nosso país”, afirmou no evento de lançamento.

Philippe Figueiredo, coordenador de Startups e Ecossistema de Inovação do Sebrae, compartilha da mesma opinião: “É fundamental que a gente tenha estratégias de reconhecimento dos negócios de impacto inovadores no nosso país, para dar visibilidade a eles e fazer chegar informação a mais gente, porque não é simples enxergar as oportunidades de negócios de impacto. Acho que esse prêmio tem uma grande função estratégica de comunicação, de visibilidade e, principalmente, de inspiração, para estimular outros empreendedores.”

Já Daniela Garcia, CEO da organização Capitalismo Consciente, que representou os apoiadores do prêmio no lançamento, ressaltou a importância da iniciativa em gerar consciência sobre os negócios que atuem para reduzir as desigualdades na sociedade brasileira. “Acreditamos que deveria existir um ODS antes dos 17, um ODS 0, sobre consciência. Afinal de contas, é através da aplicação da consciência que todos se orientarão para cumprir os objetivos da Agenda 2030. Por isso, estar ao lado do Prêmio Impactos Positivos, que reconhece os empreendedores e empresários que trabalham os ODS, é absolutamente fundamental. Líderes conscientes do seu papel são os que geram impactos mais positivos”, frisou.

Também participaram do lançamento oficial do Prêmio Impactos Positivos Deise Nicoletto, CEO do Impact Hub, e importantes atores do ecossistema de impacto no setor público: o deputado Rodrigo Delmasso – autor da Lei nº 6.832, de 26 de abril de 2021, que dispõe sobre a Estratégia Distrital de Investimentos e Negócios de Impacto –; Danillo Ferreira dos Santos, da Subsecretaria de Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do DF; e Claudia Girotti, assessora de Gestão e Planejamento da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, do Ministério da Economia.

Abertura das inscrições para a 3º edição do Prêmio Impactos Positivos:
13 de maio de 2022, sexta-feira.
Plataforma Impactos Positivos – impactospositivos.com

A plataforma do Prêmio Impactos Positivos ficará aberta até o dia 31 de agosto para receber as inscrições nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, setor público, comunidades e outros stakeholders) e as indicações dos homenageados (cidadão, instituição e comunicador de impacto). Os vencedores em cada categoria e todos os homenageados serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 24 de novembro.

Sobre o Prêmio Impactos Positivos
Criado em 2020, o Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”, reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Tem como parceiro institucional a Enimpacto e apoiadores as organizações Assis e Mendes, Capitalismo Consciente, Gonew.co, Humanizadas e Instituto da Transformação Digital.
São considerados negócios de impacto os empreendimentos que conciliam a promoção de impacto social ou ambiental positivo com o retorno financeiro, por meio da oferta de produtos e serviços, fomentando o desenvolvimento de uma economia mais sustentável, inclusiva e regenerativa.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X