Amigos Lugares Pelo Mundo
Amigos Lugares Pelo Mundo

Praga: a cidade dos meus sonhos

18 de novembro de 2020
Eu CompartilhoEu VivoLugares Pela Europa

Todos nós temos muitos sonhos e acredito, que viajar e conhecer lugares, encantadores, charmosos, mágicos, exóticos, seja o sonho de muitas pessoas também.

Quando eu era adolescente sonhava em conhecer Praga, porém não tinha muita informação, pois há 30 anos, não existia internet e nem revistas de viagens com fotos e informações de outros países, quanto mais de Praga que era um País comunista. Mas li o livro a insustentável leveza do Ser de Milan Kundera e me apaixonei por Praga, mas era um sonho, até então, inalcançável, mas creio que para Deus nada é impossível.

Fiz algumas viagens internacionais em grupo em 2011 e 2012 e depois não tinha mais como viajar. Foi só em 2016 resolvi tomar coragem e comecei a planejar uma viagem para julho de 2017, foi como uma gestão. Pesquisei e comecei a planejar uma viagem onde passaria 12 dias em Portugal, na casa de uma amiga e outros 18 dias em excursão por 7 países da Europa.

Finalmente cheguei à Paris por onde comecei a excursão. Estava sozinha e um pouco apreensiva, pois estava a milhares de quilômetros de casa sem saber falar outro idioma além do meu. Hoje, ao lembrar desta experiência dou muitas risadas. A primeira viagem sozinha jamais esquecemos.

Então começamos a viagem no dia seguinte e, ao entrar no ônibus, fui tentando um lugar para sentar, mas as pessoas estavam todas serias e não aceitavam que eu sentasse ao seu lado. Ao chegar no final do ônibus, encontrei 2 peruanos e 1 argentina, sentei ao lado da argentina. Para minha surpresa, nos demos tão bem, que os outros colegas de viagem brincavam dizendo que Brasil e Argentina não caminhavam juntos. Eram como cão e gato. Mas foi amizade a primeira vista e assim minha nova amiga cuidava de mim como uma mãe, e em alguns poucos dias já tínhamos um grupo de 14 pessoas que não se separavam mais.

Amigos que cultivo até hoje de California, Peru, Florida, Argentina e Chile, seguíamos conhecendo muitos lugares, cidades maravilhosas, cheias de história como Roma, romântica como Paris, moderna como Monique e Frankfurt, charmosa como Innsbruck, exótica como Capri, espetacular como Pompeia.

Em cada uma destas cidades tenho uma história para contar, mas hoje quero falar da realização do meu sonho de mais 30 anos atrás e que eu jamais pensei que realizaria.

Em fim chegamos a Praga. Ah Praga… Meu Deus, que maravilha foi conhecer esta cidade, cheia de história, cultura, romance, lendas e muitas lutas vencidas. Um povo forte, que sobreviveu até tantas lutas, e hoje estão apendendo novamente a viver com liberdade, recebendo carinho, calor e dinheiro dos muitos turista que vistam a cidade dos meus sonhos.

Mas a chegada a Praga foi uma decepção, a pessoa com quem tive meu primeiro contato foi tão grosseira comigo que chorei muito. Mas logo o guia veio falar comigo e me explicou que eles estavam aprendendo a lidar com o mundo ocidental, capitalista e liberal e que eles ainda não tinham noção do que estava acontecendo com a abertura do País para receber o mundo.

Logo lembrei que sonhos não podem ser desfeitos por pessoas grosseiras ou por uma barreira de idioma, ou financeira. Os sonhos sobrevivem a qualquer coisa e aquela época era de realizar sonhos, conhecer a cidade que sonhei há 30 anos e que achava impossível, mas agora o que eu precisava era desfrutar de Praga, conhecer tudo que pudesse em 3 dias.

E assim foi. Aproveitei o máximo que pude de Praga: caminhei por toda a cidade, ouvi histórias de ataques, incêndios, invasões, prisões, lendas, tragédias, romances e assim fui realizando o meu sonho.

Passeei pela  Staré Město (Cidade Velha), Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha) onde fica o famoso relógio astronômico, torres góticas da Nossa Senhora de TýnPalácio KinskyTorre da prefeitura da Cidade Velha. Atravessei a Ponte Carlos, Ícone absoluto de Praga, visitei Josefov (antigo bairro judeu), navegeui pelo rio Moldava e do outro lado do rio está Malá Strana: um dos bairros mais agradáveis da cidade. Fiquei hospedada na cidade nova, ontem tem belos hotéis, edifícios modernos e Shoppings.

Espero que tenha gostado da minha história de uma viagem dos sonhos, e as histórias continuam, tenho muitas aventuras já vividas para contar e com certeza, vou viajar e viver muito mais experiências que estão reservadas para mim, não pare de sonhar, um dia seus sonhos se realizam.

Por Maria José Castro dos Santos

Apresentação: Sou Maria, tenho 52 anos, sou baiana, vivo em Salvador, Administradora de empresa, solteira e amor viajar

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário