informações e regulamento

O PRÊMIO

O Prêmio Impactos Positivos 2020, uma iniciativa da plataforma colaborativa Lugares Pelo Mundo, em parceria com a plataforma iFriend, foi criado com o objetivo de dar visibilidade a pessoas, ações e projetos que causam um impacto positivo no mundo em que vivemos.

Assim como o Lugares Pelo Mundo e a iFriend, o prêmio traz os princípios de engajamento, envolvimento, colaboração e sinergia, tudo em prol de um mundo onde ações inspiradoras possam ser cada vez mais enaltecidas e divulgadas. Em vez de focar em atitudes e notícias negativas, a ideia é dar atenção para pessoas e ações que mudam o mundo e o Brasil de uma forma positiva.

O turismo promove e inspira impactos positivos nas relações entre pessoas e comunidades, nas trocas culturais e nos aprendizados sobre novos biomas, que movem pessoas a buscarem alternativas sustentáveis. Por meio do turismo impactamos e somos impactados e tais trocas geram oportunidades em diversos setores econômicos e sociais. Desta forma, o Prêmio Impactos Positivos e o turismo andam de mãos dadas para dar visibilidade às oportunidades.

CATEGORIAS DO PRÊMIO

O prêmio é dividido em quatro categorias:

  • Impacto Ambiental: Hoje o planeta grita por socorro e aqueles que atendem seu chamado são os que se encaixam nessa categoria. Estão incluídos todos os projetos e ações que impactam o meio ambiente de alguma forma, por exemplo, relacionados à reciclagem, reflorestamento, cuidados com os animais e preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, limpeza de rios e oceanos, etc.
  • Impacto Cultural: Nesta categoria estão incluídos todos os projetos e ações relacionados à criações, produções e atuações no cenário cultural. São iniciativas que contribuem com a comunidade ou construção da sociedade, seja por meio da música, audiovisual, literatura, dança, teatro, artes plásticas ou quaisquer outros tipos de manifestações artísticas.
  • Impacto Econômico: Nesta categoria estão incluídos todos os projetos e ações que buscam modelos econômicos mais sustentáveis e inclusivos. Podem se inscrever iniciativas ligadas a, por exemplo, novas formas de gerar renda, cursos, possibilidades e ideias, educação financeira, planejamento e gestão, entre outros.
  • Impacto Social: Nesta categoria estão incluídos todos os projetos e ações que impactam a vida das pessoas e focam em seus objetivos e necessidades. Podem ser iniciativas voltadas para crianças carentes, por exemplo, empoderamento de mulheres, refugiados, comunidade LGBTQI+ e indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou emocional. A sociedade é composta por seus membros e objetivos, toda ação que seja na direção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa, pacífica e alegre é um impacto social.
INSCRIÇÕES

As inscrições e indicações de instituições, ONGS ou associações para o Prêmio Impactos Positivos 2020, podem ser realizadas em todo território nacional, por pessoas físicas ou jurídicas. As inscrições podem ser realizadas no período de 27/09/2020 a 16/10/2020 através da plataforma Lugares Pelo Mundo (na página oficial do prêmio www.lugarespelomundo.com/impactos-positivos).

Lembramos que o projeto pode estar em fase de implementação, não é necessário CNPJ e pode ser inscrito por pessoa física. Todos os inscritos são responsáveis pelas informações adicionadas em seus formulários de inscrição e garantem que elas são verdadeiras e atualizadas. 

O conteúdo enviado pelos participantes no momento da inscrição, assim como vídeos e informações dos projetos, serão utilizados em um apresentação/layout padronizado para todas as categorias e inscritos para a segunda etapa do prêmio.

VOTAÇÕES

Fase 1:

A primeira fase da votação – decisão dos doze (12) finalistas – será aberta ao público no período de 19/10/2020 a 30/10/2020 dentro da plataforma Lugares Pelo Mundo (na página oficial do prêmio www.lugarespelomundo.com/impactos-positivos). O público poderá votar em até três (3) projetos de cada categoria.

Fase 2:

A segunda fase da votação – decisão dos 4 (quatro) vencedores (1 por categoria) – será aberta ao público no período de 03/11/2020 a 29/11/2020 dentro da plataforma Lugares Pelo Mundo (na página oficial do prêmio www.lugarespelomundo.com/impactos-positivos). O público poderá votar em um (1) projeto de cada categoria.

*A votação do público nesta fase será adicionada ao total de pontos dos jurados no evento final do prêmio que acontecerá no dia 30/11/2020 na plataforma Bureau Mundo.

JURADOS

Os 12 finalistas participarão de um evento digital no dia 30/11/2020 na plataforma  Bureau Mundo, onde serão escolhidos os ganhadores (1 ganhador por categoria).

Serão 6 jurados (representatividade):

– 1 jurado representante do Lugares Pelo Mundo.

– 1 jurado representante da ifriend;

– 1 jurado representante da Marta Poggi;

– 1 jurado especialista da área

– Resultado da votação do público final

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Aplicado a todas as categorias:

(1) Valores (a necessidade do negócio / o impacto que o negócio traz para a sociedade);

(2) Facilidade (facilidade de informações, de acesso e de engajamento);

(3) Produtividade – Se o negócio provê com qualidade e sustentabilidade, economizando tempo e diminuindo custos comparado com outros negócios já existentes.

(4) Aplicado a cada categoria específica:

Impacto Ambiental – benefícios à comunidade com a proteção e respeito ao meio ambiente e proteção e ou recuperação da natureza.

Impacto Cultural – benefícios à comunidade com desenvolvimento pessoal, valorização local e do patrimônio nacional e  aprimoramento de senso comum.

Impacto Econômico – benefícios à comunidade com geração de empregos e/ou rentabilidade adicional.

Impacto Social –  benefícios à comunidade com resolução para situações de vulnerabilidade social, acesso a educação, melhoria na saúde, maior segurança ou qualidade de vida.

PREMIAÇÃO

– O prêmio de maior valor que os projetos vencedores ganharão é toda a exposição, engajamento e visibilidade gerada pelo Impactos Positivos 2020. Parceiros e apoiadores estão comprometidos com o objetivo de usar suas plataformas e redes sociais para promover os projetos ganhadores de cada categoria, de forma que tais iniciativas inspirem e cheguem a cada vez mais pessoas.

– A premiação também incluirá uma consultoria personalizada de uma hora (a partir de Janeiro de 2021) sobre ferramentas digitais com a especialista Marta Poggi. Palestrante internacional, consultora, blogueira e conteudista, fundadora do Blog Agente no Turismo, sócia da Strategia Consultoria e autora da coluna Turismo Digital, do portal Mercado & Eventos, Marta Poggi tem como missão orientar, incentivar, e inspirar empresários e profissionais para o desenvolvimento dos seus negócios, visando o sucesso de seus negócios e suas carreiras.

– Os vencedores também ganharão o troféu do Prêmio Impactos Positivos 2020, que será representado de forma simbólica por pequenos jardins construídos dentro de potes de vidro, criados pela empresa Jardim no Pote, remetendo à sustentabilidade das iniciativas. 

O projeto é totalmente sem fins lucrativos e terá o envolvimento e engajamento de diversos parceiros e apoiadores grandes que, juntos, farão a promoção de todas as iniciativas e impactos positivos, movimentando a indústria em torno de um propósito maior.