LPM
LPM

Petra, a cidade secreta

05 de abril de 2018
Eu VivoLugares Pela ÁsiaLugares Pelo Mundo Árabe

Em 1985 foi incluída na categoria de Patrimônio Mundial da UNESCO e desde 2007 Petra figura entre as Sete Maravilhas do Mundo, que são os monumentos considerados mais importantes da modernidade, segundo sua história e arquitetura. Aliás, as ruínas fazem jus a tal consideração. É de fato maravilhoso ver centenas de anos de história esculpidas em montanhas, bem como marcos erguidos como obras de arte e cânions que se transformam em ruas .

 

Terra desconhecida até 1812

O mais interessante é que até 1812 a cidade era simplesmente desconhecida.  Quem a “descobriu” foi o suíço Johann Ludwig Burckhardtpor. Amante da história árabe, sua paixão  o levou a fazer viagens exploratórias pela área que compreende o Oriente Médio. Nesse ínterim, em suas andanças que teve o contato com os beduínos da Jordânia, que o levaram a essa cidade oculta, e misteriosa.

Agora imagina a cena quando ele surpreendentemente se depara com um novo mundo, todo talhado nas pedras. Mais surpreendente ainda é o fato de que muitos dos achados de Petra ainda estão soterrados. 

Petra é, portanto, o que restou da ocupação de diversas civilizações (edomitas, nabateus, árabes, romanos e bizantinos). Logo as ruínas possuem influência e registros de diversas épocas. A construção mais famosa, e mais delicada, é o  Al Khazneh ou o Tesouro que,  de acordo com os arqueólogos, serviu como um mausoléu real para os nabateus.

Crédito: Colin Tsoi

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário
  1. […] Ali, próximo, há também a cidade de Aqaba, na Jordânia. Outra dica, também na Jordânia é Petra, que vale muito a pena a […]