LPM
LPM

O que são fiordes e porque você deve visitá-los?

14 de março de 2018
Eu VivoLugares Pela Europa

É na Noruega que se encontra a maior concentração de fiordes do mundo, fazendo jus ao apelido de país dos fiordes. Mas o que são fiordes, afinal? Esta palavra é responsável por nomear uma das formações naturais que de fato são uma das mais bonitas do mundo.

Fiorde de Geiranger /foto:dave_kovac/Foap/Visitnorway.com

Jóias da Unesco

Os fiordes nascem partir do recuo das geleiras, fazendo com que a água do mar adentre os vales em formato de “U”.

A Corrente do Golfo é a responsável pelo clima ameno e quase sem gelo dos fiordes, concentrando uma diversidade de peixes, focas e golfinhos pelas águas enquanto nos céus, águias e outros tipos de pássaros sobrevoam o país.

Entre eles, o Sognefjord é o mais profundo, alcançando 1.308 metros abaixo do nível do mar. Tornando-se propício para que grandes navios naveguem em seu curso. Além disso, é na região do fiorde Sogne que estão cinco das 28 igrejas de madeira intactas que ainda existem na Noruega desde o século XII. A mais antiga delas é a Igreja de Madeira de Urnes, que foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

A flora magestosa que se destaca ao longo da maior parte dos fiordes nasce de um solo fértil. Podendo ser uma terra cultivada por milhares de anos, garantindo paisagens espetaculares a quem de aventura pelas belezas naturais norueguesas.

Duas joias que se destacam na lista de patrimônios da UNESCO são Nærøyfjord e Geirangerfjord. O primeiro, com montanhas que chegam aos 1.800 metros. E o segundo, conhecido pelas suas belas quedas d’água, incluindo a mais famosa delas, a Sete Irmãs. É possível, também, embarcar no cruzeiro Hurtigruten e apreciar as belezas do Geirangerfjord pelas águas.

Clique ou arraste para o lado. 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário