LPM
LPM

O Modernismo de Viena

09 de maio de 2018
Eu GostoLugares Pela Europa

2018 ano é um ano especial para Viena. A capital austríaca celebrará o centenário da morte dos quatro principais protagonistas do Modernismo vienense: os pintores Gustav Klimt  e Egon Schiele, o arquiteto Otto Wagner e o artista Koloman Moser.

Ao longo do ano, a cidade terá mais de 30 exposições com a temática do Modernismo,  desdobrando o impacto desses artistas na virada do século e o seu legado até os dias atuais.

Crédito: Hernanpba / VisualHunt

Enquanto isso nos cafés de Viena

“Vamos sair para tomar um café e conversar?”Você provavelmente já utilizou essa estratégia em algum momento da sua vida. Os grandes artistas também utilizavam muito essa técnica. Como já sabemos, o século XX foi marcado por agitações políticas e sociais, principalmente na europa. E isso é terreno fértil para aqueles que querem criar novas abordagens e alternativas para a melhoria social na arte e na cultura.  E os cafés de Viena se destacaram como pano de fundo dessas criações.

Aliás, uma frase emblemática e que confirma esse argumento é a fala do neurocientista e ganhador do Prêmio Nobel Eric Kandel, que emigrou de Viena para os EUA em 1939, e que pontuou:  “De fato, a vida vienense na virada do século proporcionou oportunidades em salões e cafeterias para cientistas e escritores. e artistas se unirem em uma atmosfera que era ao mesmo tempo inspiradora, otimista e politicamente engajada”.

Crédito: ScotchBroom/ VisualHunt.com

E foi neste cenário, de arte e criatividade, que surgem os grandes nomes homenageados. Otto Wagner (1841-1918) como arquiteto e urbanista; Gustav Klimt (1862-1918) como o inventor da Art Nouveau vienense, ou Jugendstil, e retratista dos ricos e famosos; Egon Schiele (1890-1918) como um expressionista enfant terrible; e Koloman Moser (1868-1918) como co-fundador da Wiener Werkstätte e designer gráfico e de produtos pioneiro.

É claro que, embora protagonistas, não foram os únicos nesse processo inovador. Muitos outros artistas, cientistas, intelectuais tiveram ações marcantes e presentes nessa construção. E,  pela primeira vez, muitas mulheres participaram dessa moldagem da cidade

 

Então, para quem gosta de arte, é uma ótima pedida. Todas as informações das exposições e eventos, você encontra no site oficial www.viennesemodernism2018.info.

Aprecie, Lugares pelo Mundo

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário