Luciano Palumbo
Luciano Palumbo

Motorista, Pare no Próximo Porque eu Quero é Beber!

22 de junho de 2019
Eu QueroRio Grande do Sul

Pois é! Pense em fazer um roteiro por cervejarias incríveis no coração das Serras Gaúchas. Pensou? Então, imagine agora você pedindo para descer no próximo ponto. Certamente você diria: motorista, pare no próximo por que eu quero descer! Mas não nessa tour. Conheça o Bus Bier, e entenda melhor o porque disto.

Na minha última visita as Serras Gaúchas disse algumas vezes a seguinte frase: “Motorista, pare no próximo que eu quero beber!”. Não acredita? Pois é. A gente viajou para Gramado, no sul do país e foi logo entrando no Bus Bier Tour, ou melhor, no ônibus da cerveja.

Agora, pensa num lugar maravilhoso que, além de te levar, te oferece opções para beber em transito legalmente. Pensou? Ooooo glória! Pois é, você vai conhecer aqui!

Na verdade, a cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço no País e uma boa maneira de explorar as cervejas da região é nesse roteiro que existe por lá. O Bus Bier Tour te leva para descobrir o melhor das cervejarias da Serra Gaúcha, com muita diversão. Acredite, é mesmo bem legal!

Vagem Pelas Cervejarias

Pois é!! A ideia é criar um ambiente diferenciado que te leva para uma viagem degustativa incrível pelas principais cervejarias de Gramado e Canela.

O interior do ônibus divide o espaço das cadeiras com duas mesas adaptadas para dar o clima de bar para o passeio. Além disso, a música alemã completa o clima de Oktoberfest.

Alerta vermelho!!!

  • O Bus Bier Tour em Gramado e Canela não vende cerveja
  • Você pode levar as suas e consumir durante o passeio

Nossa viagem pelos maltes e lúpulos da serra gaúcha começou pela Rasen Bier. Na verdade, esta é a primeira cervejaria artesanal da cidade que abriu completamente a fábrica para os visitantes e curiosos.

Aliás, ela é a cervejaria mais antiga de Gramado. No total, a cervejaria oferece oito diferentes rótulos e cervejas Pilsen, Ambar Ale, Weizen e uma Dunkel. Entre os rótulos — são quatro sazonais e quatro fixos — , o meu preferido foi a Brasa: uma American Pale Ale deliciosa.

Dica importante:

  • Alimente-se antes ou durante o tour;
  • Parece pouca quantidade para degustação, porém as cervejas são de teor alcoólico elevado,
  • Não se esqueça de hidratar-se durante o passeio.
Degustação Rasen

Pois é… Quase queimei a largada. Me empolguei na primeira visita (por isso a dica acima). Já com um pouco de fome (e quase “balão”), o ônibus nos levou a uma nova cervejaria. A Gram Bier é conhecida pelo grande número de prêmios que suas cervejas já trouxeram pra Gramado, em competições no Brasil e pelo mundo.

E a degustação não para. Já dentro da fábrica, mais um rodada que contou com tipos de cerveja como Belgian Blonde Ale, Vienna Lager, American IPA, Robust Porter, e claro, mais uma ilustríssima American Pale Ale. Ou seja, já deu pra notar que sou fã de uma boa APA.

Na Gram Bier eles servem uns petiscos e pratos sensacionais. Os hambúrgueres da casa também são nota 10. A cervejaria mais parece um Pub. Tem decoração descolada e toca um bom rock and roll por lá. Confesso que gostei da experiência!F

Degustação Gram Bier

Luz do Farol

Por último e não menos importante (alias, nada menos), a gente foi conhecer a Cervejaria Farol. Se liga nessa história: a cervejaria que foi criada para suprir as necessidades de trabalhadores alemães que viviam na região. Pegou?

Pois é. Diante da qualidade da cerveja por aqui (Brasil), os caras (long time ago) se deram o trabalho de fabricar a própria cerveja. Hoje, a Farol ostenta um dos melhores sabores já extraídos na região. O prédio ainda abriga um enorme farol com mirante. Mas a subida é de curar qualquer porre. Vai na minha!

O mais interessante por lá é mesmo a cerveja. Eles trabalham com uma produção em pequena escala, comercializada somente na casa. Por isso, para provar uma das seis cervejas produzidas, você tem que ir até lá!

Na degustação, a régua passa por cervejas Pilsen, Weiss, APA Coffee e IPA até terminar com uma Russian Imperial Stout. Cada uma delas acompanhada de petiscos e um bom bate-papo sobre os detalhes de fabricação e harmonização de cada rótulo.

Faxada da Cervejaria Farol

O Bus Bier Tour sai todas as terças, quintas e sábados, no turno da tarde. A duração é de 3h30. O roteiro inclui: passeio em ônibus temático, guia, visita a 3 cervejarias, degustação de 15 rótulos e uma caneca personalizada de lembrança. O valor é a partir de R$119. Mais informações acesse o site.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário