LPM
LPM

Lugares para mergulhar no Mar Vermelho

03 de abril de 2018
Eu GostoLugares Pela ÁsiaLugares Pelo Mundo Árabe

Você já deve ter ouvido falar sobre o Mar Vermelho, não é mesmo? Sim, é aquele que foi aberto ao meio por Moisés para passar com toda a galera dos hebreus ao fugir do Egito. Aliás, tema que até hoje é debate entre os cientistas. Mas se querem saber, talvez se ao invés de passar pelo meio do mar (a seco, como conta a história), se o povo tivesse feito um mergulho, com certeza aproveitariam muito o passeio.  

Brincadeiras a parte, a verdade é que o Mar Vermelho não é nem mar, e também não é exatamente vermelho. Na realidade, o Mar Vermelho é um golfo (extensa baía) do Oceano Índico que apresenta grande biodiversidade. E denomina-se “vermelho” por causa da presença de algas que dão as águas um tom avermelhado. Mas não é problema para os mergulhadores, já que apesar desse fato o mar possui águas cristalinas e alta visibilidade, sendo possível observar mais de mil espécies de invertebrados, uma incrível variedade de peixes diferentes e coloridos. O mar abriga também paredes verticais, jardins de corais e até mesmo naufrágios. Ou seja, o lugar perfeito para prática de mergulho.

Com 438 km² de extensão, banha oitos países e possui diversos locais para mergulho.  Separamos os melhores para você.

Egito

Como o Egito possui a maior costa, também possui mais lugares para fazer mergulho. Sharm-El-Sheikh é um destino muito famoso entre os mergulhadores,  localizada na Península Sinai,oferece saída para pontos de mergulhos mais incríveis do mundo, tal como o Thistlegorm, que você pode mergulhar e ver um dos naufrágios da segunda guerra mundial, que é praticamente um museu militar acessível aos mergulhadores.

Há também locais como Brothers Islands,  Marsa Alam e Hamata, que apesar de não serem tão conhecidos, também são excelentes  regiões para prática do esporte.

Arábia Saudita

Assim como o Egito, o país possui extensa área banhada pelo mar.  As principais áreas de mergulho são em torno de Jeddah e Yanbu. Entretanto lá o turismo de mergulho é limitado, pois você precisa de uma  licença específica, em árabe, que deve ser emitida pelo próprio país.

Jordânia  e Israel

Os dois países são os que tem a menor porção do mar, entretanto, são ótimos anfitriões para os mergulhadores. As cidades de Aqaba e Eliat, em Jordânia e Israel, respectivamente.

 

Clique ou arraste para o lado.

Eritreia

Se você quer exclusividade para mergulhar, aqui é seu lugar. Não é um destino muito visado, tampouco conhecido. Uma de suas melhores áreas de mergulho são as Ilhas Dahlak, com excelente visibilidade, é repleta de peixes e fabulosas formações de corais, mas acima de tudo o fato de ser praticamente privativa, inclusive, apenas barcos credenciados podem ir até lá.

Djibuti

Este é outro destino que não é tão popular. Djibouti fica na junção entre as placas tectônicas africana e árabe e você pode mergulhar nesta rachadura, em Goubbet em La Faille.

Sudão

O local de mergulho mais famoso do Sudão é o naufrágio da Úmbria, coberto por corais e carregado de carros e garrafas de vinho. Outro grande ponto de mergulho do Sudão é o Sha’ab Rumi South, com os seus imponentes tubarões-martelo. Lá também não é tão visitado e ao mergulhar você pode ter o mar praticamente só para você.

Crédito: Majiedqasem / VisualHunt CC BY-ND

 

Para mergulhar no mar Vermelho poderá contratar cruzeiros especializados ou fazê-lo a partir de resorts e hotéis. A maioria programa diferentes excursões submarinas, especialmente para os principiantes, embora haja para todos os níveis. Os passeio podem ser feitos em qualquer época do ano, mas se seu objetivo for ver os tubarões-baleias, é preferível ir de maio até fins de junho, e eles geralmente estão mais para o norte.

 

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário
  1. […] LUGARES PARA MERGULHAR NO MAR VERMELHO […]

  2. […] que transforma toda a situação em um momento completamente romântico e particular. O LPM também escreveu uma matéria sobre os lugares em que é possível mergulhar no Mar Vermelho. Embora vários países sejam […]

  3. […] desses passeios, também recomendamos uma visita ao Mar Vermelho,  e seus balneários. Em Israel, a cidade de Eilat tem toda a estrutura para receber os turistas. […]