LPM
LPM

Junho é mês de festa

12 de junho de 2018
Eu GostoParaíbaPernambuco

Junho chegou, e com ele a alegria dos brasileiros,  afinal, é época das festas juninas. Do cristianismo ao paganismo, dos santos ao agradecimento pela colheita, há uma mistura de várias possíveis origens para a tradição da festa.

Independente da origem o fato é de que a festa junina é parte integrante e muito importante da cultura brasileira. Várias festas acontecem por todo o país ao longo do mês. Algumas das mais importantes ocorrem no nordeste e celebram o dia de São João.

Festas no nordeste

Em Campina Grande, no agreste paraibano, acontece a festa que ostenta o nome de “O Maior São João do Mundo”.  A tradicional festa dura um mês e reúne muita música, dança, quadrilhas, gastronomia e artesanato.  Milhares de pessoas vão até lá para viver festejar o dia de São João.

Outra grande e importante festa nordestina é na capital do forró, em  Caruaru, no Pernambuco. A festa que briga pelo título de “Maior (e Melhor) São João do Mundo”, atrai milhões de pessoas em 20 dias de festa e celebração.

Crédito: Dan Queiroz/ Visualhunt

Por todo o Brasil várias e enormes festas acontecem. Entretanto há também as festas pequenas que não deixam de ser tradicionais, e muito populares. Quem nunca dançou quadrilha na escola ou na igreja? Embora não sejam festas tão grandes, nos outros estados e cidades também  celebram as festas juninas com muita alegria.

Sempre há alguma Igreja ou escola com programação de festa em junho, e todos vestidos de caipira se esbaldam com muita pamonha, paçoca, quentão e muito mais. As quermesses movimentam todas cidades brasileiras. Há também quem as faça em casa, junto com os amigos e família. Com direito a fogueira e quadrilha.

Das enormes festas às festas caseiras. A tradição das festas juninas nos traz a felicidade de um momento tão nosso nos enche de um prazer que só nós brasileiros, independente da classe, idade ou crença, sentimos ao juntos pularmos a fogueira e sermos feliz com data marcada.

Viva as Festas Juninas!

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário