LPM
LPM

Impacto Social: Mediação Cultural

09 de novembro de 2020
Impactos Positivos

O Projeto de Mediação desenvolve um programa de integração de imigrantes refugiados  venezuelanos por meio da arte. O programa tem o objetivo viabilizar o acesso à arte para que essas pessoas que foram forçadas a deixar tudo para trás tenham um sentimento importante nesse processo: o de sentir-se acolhidas. 

Redes Sociais do Sesc Roraima, responsável pelo projeto Mediação Cultural: 

As ações acontecem nas linguagens de artes visuais, audiovisual e música, por meio do desenvolvimento de atividades como visitas mediadas às exposições, oficinas, rodas de conversa com artistas, exibição de filmes, cine debates, espetáculos, apresentações musicais e outras ações arte educativas que acontecem tanto nas dependências do Sesc como nos abrigos e ocupações, procurando envolver e integrar o público venezuelano e brasileiro. 

O Projeto parte da premissa de que o acesso à arte e a cultura é um direito de todos, e entende que o contato com a arte pode contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico. E mais que isso, pode ser uma ferramenta poderosa para acolher e integrar pessoas. 

O resultado desse trabalho é difícil de medir quantitativamente, mas é possível perceber nos compartilhamentos das memórias, das inquietações, das lutas, das semelhanças e diferenças culturais, das expectativas para o futuro, de momentos de emoção e de sorrisos. Experiências que partem das conexões e interações dessas pessoas com as obras de arte, por meio do exercício da mediação cultural.

Rafael Pinto, analista de cultura do Sesc e responsável pelo projeto ‘Mediação Cultural’, afirma que o objetivo do trabalho é promover diálogo com as pessoas e conectá-las com as obras para valorizar a identidade dos diferentes públicos que o Sesc recebe. “Vivemos em um território de tríplice fronteira, onde temos a forte presença dos povos indígenas e, a influência desses fluxos migratórios, sejam internos ou externos, contextualizam o hibridismo cultural que é constituído o estado de Roraima”, aponta.

Rafael esteve em um bate-papo conosco e os outros dois finalistas da categoria Impacto Social. Confira:

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário