LPM
LPM

Impacto cultural: Roteiros Roraima

09 de novembro de 2020
Impactos Positivos

O projeto de Roteiros de Turismo Comunitário em Roraima, desenvolveu roteiros turísticos em parceria comunidades tradicionais, e que atualmente são comercializados pelo Sesc Roraima. Todos os roteiros foram concebidos após visitas de prospecção em comunidades indígenas de Amajarí, Pacaraima, Normandia e na Vila do Paiva, onde residem ex-garimpeiros de diamantes. 

As etapas de desenvolvimento do projeto iniciaram em fevereiro de 2019 e consistiram em: visitas para contato e prospecção nos municípios, encontros com residentes das comunidades e suas lideranças, avaliação das potencialidades e possibilidades para atividades nas comunidades, elaboração dos roteiros, criação de conteúdo para material de mediação, palestra sobre conceitos norteadores do turismo social destinada a eventuais parceiros e realização dos roteiros, por intermédio de passeios e excursões.

Todo o processo deu-se de forma colaborativa, tendo atividades sugeridas pela equipe técnica do Sesc, respeitando as escolhas das comunidades sobre quais lhes interessava apresentar, onde, como, quando e os valores a serem cobrados pelas mesmas. Os grupos levados a essas localidades são de no máximo 25 turistas para proporcionar maior integração com as comunidades. 

Os serviços são intermediados por agência de receptivo local contratada pelo Sesc, sempre acompanhadas de um guia regional credenciado pelo MTUR, condutores locais das comunidades e técnico de turismo do Sesc Roraima.

O roteiro do Barro à Arte, apresentado no vídeo, bem como os demais, visam a construção do conhecimento por intermédio de vivências distintas que consideram as características de cada comunidade, naquilo que pretende ser o modelo mais adequado de atuação do turismo social.

Sabrina, representando o projeto, esteve conosco em um bate-papo com os outros finalistas do Impacto Cultural e contou mais sobre os detalhes do projeto. Assista:

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário