Panamá e sua sinergia entre o passado e a modernidade

22 de março de 2022
LPM
Panamá é um daqueles lugares que você pode encontrar uma pluralidade de interesses em um único lugar. Conhecido pela sua localidade, onde durante anos foi rota mercantil e ponto de encontro de inúmeros povos, hoje oferece toda sua história e diversidade em diferentes atrativos para seus visitantes.

Panamá é um daqueles lugares que você pode encontrar uma pluralidade de interesses em um único lugar. Conhecido pela sua localidade, onde durante anos foi rota mercantil e ponto de encontro de inúmeros povos, hoje oferece toda sua história e diversidade em diferentes atrativos para seus visitantes.

Localizado no istmo que liga as Américas do Sul e do Norte e por isso tão importante, tem no Canal do Panamá umas das obras mais importantes da engenharia e considerado como das Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno. Com cerca de 82 quilômetros, o canal liga o Oceano Atlântico (através do Mar do Caribe) ao Oceano Pacífico. Sua construção foi iniciada em 1904 e terminada em 1914, com ajuda dos Estados Unidos envolvendo processos políticos. A obra permitiu que embarcações de grande porte conseguissem atravessar os oceanos e facilitar tanto em tempo, quanto recurso e segurança, sem ter que contornar até o extremo sul da América do Sul, como antes de sua criação. 

Partindo para as atrações naturais, você encontra arquipélagos e uma rica biodiversidade, com cenários paradisíacos e ainda poucos impactados por nós seres humanos. É comum encontrar amantes de esportes radicais e aquáticos e também os aventureiros que buscam trilhas e mirantes nas ilhas do Panamá. Podemos citar algumas regiões bastante procuradas como a Bocas Del Toro, as Ilhas San Blas, a Praia Las Lajas e as ilhas Santa Catalina e Coiba.

Ainda falando de natureza, Panamá tem cerca de um terço de seu território formado por reservas e parques nacionais que contam com proteção do Governo para sua preservação. É o caso do Parque Nacional Vulcão Baru, onde está localizado o ponto mais alto do Panamá e dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, o Parque Marinho de Coiba e Parque Nacional Darien. Todos contam com reservas e especialistas trabalhando em seus centros de informações e proteção, buscando contar mais sobre o desenvolvimento desses parques.

Para os curiosos em conhecer mais sobre a cultura e história dos antigos povos que habitavam o Panamá, é possível visitar alguns sítios arqueológicos e fortalezas, que mostra muito da arquitetura da época e quais eram suas intenções de proteção com seus fortes, como o caso da cidade de Portobelo, onde na história, era alvo constante de piratas que buscavam atacar os navios espanhóis que carregavam ouro de Panamá até a Espanha. Como também é o caso do forte de San Lorenzo, também Patrimônio da Unesco, onde é possível passear por entre os túneis e mirantes com canhões apontados para o mar.

Passeando por entre os anos, é possível encontrar na agitada capital do país, chamada de Cidade do Panamá, uma sinergia entre o passado e o presente. 

Foto do bairro histórico na cidade do Panamá - Crédito Divulgação
Foto do bairro histórico do Panamá – Crédito Divulgação

A mistura de estilos diferentes de arquitetura, pela influência principalmente de espanhóis e franceses, com modernos arranha-céus e coloridos prédios, tomam a paisagem da cidade e se conectam com um ambiente animado de opções de atrativos.  Além também de concentrar grande parte da cultura do Panamá e ser um centro cosmopolita, tem no seu bairro histórico, chamado de Casco Antiguo, aqueles passeios por ruas de pedra que nos levam à história dentro. No geral, você encontra locais para compras, praças históricas, museus que contam mais sobre o desenvolvimento do país, lojas com produtos artesanais, antigas catedrais e uma forte cena gastronômica com os pratos mais típicos do Panamá.

Cercado por belezas naturais, locais e marcos importantes para o desenvolvimento mundial ao longo dos anos, além do foco atual em modernizar sua infraestrutura, o Panamá vem se transformando em um lugar com muito potencial para explorar cada vez mais seus atrativos. Mais do que somente conhecer, visitar o Panamá é uma experiência completa, independente do seu objetivo.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X