Curiosidades sobre a história do Paraguai

13 de dezembro de 2021
LPM
Curiosidades do Paraguai, queremos te mostrar que o pequeno país guarda diversas histórias tão interessantes quanto seus vizinhos.

Curiosidades do Paraguai, queremos te mostrar que o pequeno país localizado entre a Argentina, o Brasil e a Bolívia guarda diversas histórias e experiências tão interessantes quanto seus vizinhos. Para começar, Paraguai é uma país que não possui litoral, está localizado no centro da América do Sul. Isso já é uma característica muito forte, pois encontram-se nas densas florestas, campos, pampas e pradarias (vastas planícies abertas) suas paisagens e fauna e flora.

Com isso, a agricultura é algo muito forte na cultura paraguaia. Desde sua colonização pelos espanhóis em 1515, a influência dos europeus na forma de como cultivar seus grãos foi aos poucos construindo hábitos e práticas de plantação e consumo. Teve no milho, trigo e na mandioca seus principais produtos. O que hoje é encontrado como ingredientes primordiais nos pratos mais típicos do país, como as chipas, no bori bori e também na famosa “sopa paraguaia”, que na verdade não tem nada de sopa, é muito parecido com uma torta de queijo.

Falando em costumes, há também o tererê. Algo muito forte da cultura do sul do Brasil, a mistura da erva-mate com água, seja ela quente ou fria, é trazida da cultura paraguaia.

Mas voltando na história da colonização, algo comum era a tentativa dos europeus de aplicar sua religião católica e catequizar o nativos guaranis. Naquela época, povos que tinham costumes diferentes, eram fortemente obrigados e se desfazer de sua crença e passar a seguir a fé dos colonizadores. Chamada de “Missões Jesuítas”, entre o século XVII e XVIII, padres jesuítas construíram verdadeiras cidades isoladas no sudeste do Paraguai. Mais precisamente a 29 km da cidade de Encarnacíon.

Também chamada de “Redução”, a mais conhecida paraguaia se chama Jesús de Tavarangüé, fundada em 1685. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1993. Esses locais eram autossuficientes, pois contavam com tudo que precisavam. Escola, igreja, área para plantação dos alimentos, hospitais e dormitórios… Ao todo, foram cerca de 30 missões na América do Sul, sendo 8 delas realizadas no Paraguai.

*São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul também conta essa história.

A igreja Jesús de Tavarangüé nunca teve suas instalações completas, a construção ficou inacabada. Pois após alguns anos disseminando o catolicismo, aproximadamente entre 1750 e 1760 esses padres jesuítas foram expulsos e proibidos de atuar no Paraguai. Resultando para nós hoje em dia, em ruínas históricas e sítios arqueológicos ainda em pé, que contam muito sobre um capítulo da história da América do Sul e de seus colonizadores.

Hoje em dia, de quinta a domingo, projeções 3D contam essa história e um pouco mais sobre as missões jesuítas. É necessário comprar um ingresso para assistir a apresentação, mas esse ingresso também dá direito a visitar outras missões em solo paraguaio e seus centros de visitantes e museus.

Para saber mais, você pode acessar o site oficial do Paraguai com mais informações

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X