LPM
LPM

FLIP e outros seis grandes festivais de literatura pelo mundo

24 de julho de 2018
Eu QueroRio de Janeiro

Com toda essa atmosfera literária listamos outros seis festivais literários que acontecem pelo mundo. Confira:  

BrasilFLIP

Crédito: Monica Campi Visual hunt_ CC BY-ND

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece desde 2003. É uma experiência única, um evento cultural  permeado pela literatura. Todos os anos uma arquitetura especial é desenhada para a festa, às margens do rio Perequê-Açu. Os autores se reúnem em conversas que permeiam vários temas, como teatro, cinema, ciência e movimentos sociais.

Em cada edição há uma homenagem a um autor brasileiro, que o festival acredita que uma forma de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Além de autores e autoras consagrados, um dos objetivos do evento é trazer à tona autores da nova geração também é parte fundamental da programação da Flip.

E lembrando que no começo de agosto também acontece a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Palestina PalFest

Crédito_PalFest_ Visual Hunt _ CC BY-NC-SA

O Festival Palestino de Literatura (PalFest) foi criado em 2008 com o objetivo de mostrar e apoiar a vida cultural na Palestina, quebrando o cerco cultural imposto aos palestinos pela ocupação militar israelense e fortalecendo os laços culturais entre a Palestina e o resto do mundo. PalFest é um festival itinerante.

De dia, os participantes internacionais encontram-se com artistas, autores e ativistas e participam de passeios que os colocam frente a frente com as realidades físicas da vida ocupada. De noite, eles sobem ao palco ao lado de seus colegas palestinos para uma série de leituras, performances, discussões e música. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

 

Hong Kong HKILF

Crédito Michael Perini

O Festival Literário Internacional de Hong Kong (HKILF) foi fundado em 2001, é um evento anual realizado durante 10 dias no outono. Este ano será realizado do dia 2 ao dia 11 de novembro. Apresentando escritores estabelecidos e novos escritores de todo o mundo. O evento inclui em sua programação discussões, almoços e jantares literários, workshops, palestras , debates, sessões de autógrafos e leituras.
A missão do festival é estimular a troca de ideias, e assim posicionar Hong Kong como atração não apenas dos melhores autores, como pensadores, da Ásia e do mundo.

 

Noruega Norwegian Literature Festival

crédito_Bente-Fagerlund

Esse é um dos maiores festivais de literatura da região nórdica. No final de maio, as ruas de Lillehammers são tomadas por escritores e literatura. O evento promove reuniões de autores, leituras, debates, palestras, prêmios, shows, exposições, seminários, questionários e outras festividades.

Com um programa variado para leitores de todas as idades e gosto, desde crianças do jardim de infância, estudantes da escola e leitores adultos com preferências diferentes. É também um sucesso para a própria indústria, possibilitando o contato de autores, tradutores, críticos, editores e bibliotecários.

 

Londres London Book and Screen Week

crédito_Luc Mercelis_ VisualHunt _ CC BY-NC-ND

A data para a próxima edição do festival já está marcada, de 11 a 17 de março de 2019. O evento é uma grande celebração de livros da capital inglesa, assim como filmes, programas de TV e mundos virtuais que foram inspirados pela literatura.

É um evento que dura sete dias, em toda a cidade, e marca a narração de histórias e a vida escrita, unindo leitores, escritores, fãs de filmes, filmes e TV da capital com uma série de eventos acontecendo em toda a Londres literária. Um momento em que livros inspiram a comemoração da imaginação, criatividade e cultura.

 

ÍndiaApeejay Kolkata Literary Festival

Crédito_VnGrijl_ Visual Hunt _ CC BY

É um dos maiores festivais literários da Índia e reflete a vibração de pensamento de Kolkata.  O envolvimento da cidade com o mundo literário em geral explora a literatura como parte da herança tangível e intangível.  A festa celebra não apenas a literatura, mas também a música, arte, cinema e muito mais com as melhores mentes criativas do país e do mundo.

 

México – Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Crédito: Alejandro Castro Visualhunt.com _ CC BY-NC-SA

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é uma  das maiores reuniões editoriais da América Latina. Foi fundada há 32 anos pela Universidade de Guadalajara. Foi concebido como um festival cultural porém a espinha dorsal é a literatura, no qual envolve autores de todos os continentes e línguas diferentes.

Durante os dias da Feira, além do público poder ouvir seus autores favoritos, pode desfrutar da cidade repleta de música, arte, cinema e teatro do país ou região.

 

Compartilhe conosco sua história, sua experiência e referências. Seja um Amigo Lugares Pelo Mundo.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário