Você sabe o que é o paganismo?

10 de maio de 2021
LPM

Muitas pessoas tem um pouco de dúvida sobre o que é paganismo. Porque e como essa palavra é usada gera pequenas confusões para os mais leigos no assunto. Então resolvemos trazer algumas curiosidades e significado. A palavra paganismo tem origem no latim “pagus” que significa “campo”’.

Mas afinal, o que é paganismo?

Geralmente, esse termo é utilizado para designar toda religião que não segue os princípios de Abraão, como o cristianismo, judaísmos e o islamismo. Na Idade Média e no período do Império Romano, o termo  que os camponeses que continuavam seguindo as antigas religiões politeístas europeias e não se convertiam ao cristianismo.

Os deuses mitológicos gregos, romanos, e nórdicos, criaturas folclóricas, religiões de matrizes africanas, indígenas e aborígenes e as religiões asiáticas são exemplos do que pode ser considerado como paganismo.

Em geral, as religiões pagãs são politeístas ou panteístas (acreditam que tudo é Deus) e costumam venerar as forças da natureza, como os quatro elementos (fogo, água, terra e ar). Outras características que aparecem em grande parte das religiões consideradas pagãs são o culto a uma divindade feminina (normalmente chamada de “Deusa Mãe” ou apenas “Deusa”) e a ausência de dualismo (não existe o bem e o mal ou o céu e o inferno). Elas também possuem forte relação com o meio rural, principalmente as de origem europeia.

O que é paganismo? Costume de rituais e vestimentas
As religiões neopagãs sempre buscam retomar antigos costumes perdidos pela perseguição religiosa, como os rituais, festas e as vestimentas.
Foto: Reprodução

Por volta dos anos 50 e 60, algumas pessoas começaram a reconstruir os valores das antigas crenças pagãs, dando origem ao neopaganismo. Assim como o anterior, o neopaganismo não é uma religião, mas o pilar que engloba as religiões modernas – que podem ou não resgatar crenças antigas – que são ligadas às forças da natureza e não ao Sagrado.

Wicca

Uma das mais conhecidas religiões neopagãs é a Wicca. O seu pioneiro foi Gerald Gardner, um inglês entusiasta de antropologia e história, que buscou trazer de volta os costumes da Bruxaria perseguida pela Igreja durante a Idade Média.

Segundo ele, o culto das bruxas não eram uma adoração ao diabo, mas sim uma religião pré-cristã muito antiga que venerava dois seres da natureza: a “Deusa” representada pela terra e pela lua e o Deus Cornífero, uma entidade com chifres – talvez esse seja o motivo da ligação entre bruxas e o demônio – semelhante a um cervo, que era representado pelos animais e o Sol.

A prática da bruxaria passou a se tornar maior na Inglaterra, onde surgiu, a partir dos anos 50, quando foi derrubada a lei que proibia essa forma de culto no país. A partir daí, a religião foi tomando forma, ganhando adeptos e sendo influenciada pela maçonaria e por outras religiões neopagãs, como o druidismo.

Você pode encontrar bruxos e bruxas praticantes do wiccanismo, principalmente no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, mas também há um grande número de adeptos no Brasil. Segundo a União Wicca do Brasil, existem cerca de 300 mil seguidores da religião em nosso país.

O livro de Claudiney Prieto foi um dos principais responsáveis por dissemianar a religião Wicca no Brasil. O estado do Rio de Janeiro é onde se encontram o maior número de seguidores dessa crença em nosso país.
Foto: Reprodução

Para saber mais sobre essa mística e milenar religião, é possível se informar, principalmente, pelos diversos livros que existem, como “A Bruxaria Hoje”, de Gerald Gardner, “O Livro Completo de Bruxaria”, de Raymond Buckland, e “Wicca: A Religião da Deusa”, do brasileiro Claudiney Prieto. 

Conheça o Vila Pagã

Conheça também o Vila Pagã, constitui um complexo cultural, turístico, religioso e habitacional, uma área privada destinada à preservação das tradições politeístas e ao resgate das tradições pagãs regionais, ao tempo em que promove a preservação ambiental, a valorização cultural e a integração da comunidade. 

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X