Como está sua saúde mental na pandemia?

24 de maio de 2021
Simone Bica
Como está sua saúde mental na pandemia? Fomos obrigados a agir, pensar e fazer diferente. Mas mesmo em tempos difíceis, você se permitiu…

Como está sua saúde mental na pandemia? Para que esta máquina chamada cérebro funcione perfeitamente, precisamos dos neurotransmissores, sinapses, adrenalina, endorfina, serotonina, dopamina… enfim, uma infinidade de processos, hormônios e reações químicas que funcionam em perfeita harmonia (ou não). 

Saúde mental na pandemia - Simone Bica - crédito Imagem de Gerd Altmann
Crédito: Gerd Altmann

Porém a saúde mental de um indivíduo não se refere exclusivamente ao seu aspecto patológico. Nós possuímos todo um aparelho psíquico agindo inconscientemente, regendo emoções e sentimentos. Tratando-se de emoções, podemos citar, por exemplo, o choro, o riso e o grito, ou seja, são reações aos estímulos. Já os sentimentos são como nos sentimos perante as emoções. Sentimos, por exemplo, ódio, amor e felicidade.

Mas o que está por trás dos sentimentos e emoções? Que corpo é este que eu habito que se comporta de maneira incessante, desejosa e latente? 

O que deseja a minha psique? Como está sua saúde mental na pandemia?

Na mente, no corpo e na alma, psicanaliticamente falando, temos as manifestações do inconsciente, que não deixam nada passar despercebido. Esses três são um mundo externo e ao mesmo tempo interno, indissociáveis. 

Quem nunca ouviu falar em chistes, atos falhos ou sonhos? Pois é, tudo que está em você se manifesta, e mesmo em silêncio seu corpo fala através do olhar e de gestos. Tudo isso está diante de nós, e parece até fácil compreender, porém não é, porque somos únicos no mundo, logo sentimos e reagimos de maneiras diferentes uns dos outros. 

A saúde mental é, acima de tudo, saber lidar com esse emaranhado, com todas as controvérsias e angústias da vida. Stress, frustrações que nossa vida demanda, sabendo que sempre irão existir problemas, mas o que importa é como você vai lidar com eles, de modo que as adversidades passem a não mais atormentá-lo(a) e você sinta-se bem. 

A pandemia ocasionou medo e desconfiança. Medo de perdermos quem amamos. Fomos obrigados a agir, pensar e fazer diferente, e tenho certeza que mesmo em tempos difíceis, sem convívio social, vendo-se preso(a) e muitas vezes triste, você abriu-se para o novo. 

Trabalhou em home-office, enxergou possibilidades que não enxergava antes e hoje até pode estar fazendo algo que mesmo depois da pandemia não quer deixar de fazer.

Conte-me como a pandemia transformou sua psique, vou ficar feliz em saber! 

Não existe receita pronta, cada ser humano é um abismo lindo e todas as respostas estão em você mesmo(a).  Cada dia mais faça o que te faz bem: dance, cante, exercite-se! Seja sua melhor versão, use sua inteligência emocional, faça uma autoanálise. 

Enfim, busque conhecer a si próprio(a). Lembre-se: saúde mental é mais do que patologias, diagnósticos, psiquiatria, psicologia… É sobre você estar neste mundo e como sente e reage a tudo isso.

 “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.” Sigmund Freud 

Instituto Brasileiro de Psicanálise

Mental health service in Rio de Janeiro, Brazil

saúde mental na pandemia - Simone BICA - IBRAPCHS

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X