Descubra mais do nordeste brasileiro e se encante com seus valores

28 de dezembro de 2022
Gisele Abrahao

O que você entende quando falamos de valores do nordeste brasileiro? Acredito que você já tenha observado pelos meus textos anteriores, o valor que dou e o aprendizado que obtenho quando realmente compreendo cada detalhe, cada expressão e toda riqueza que minhas vivências proporcionam. Sempre que saímos de nossa zona de conforto para viver novas experiências, nos deparamos com a importância de entender conceitos que passam despercebidos no dia a dia e o quanto isso engrandece ainda mais nossas vidas. 

O nordeste brasileiro nos brinda com tudo isso e muito mais. Da Bahia ao Maranhão, passando por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Que a região é conhecida mundialmente não é novidade para ninguém. Ao ouvir sobre o nordeste, é possível que (sem brincadeira) infinitas associações possam ser feitas. 

Descubra mais do nordeste brasileiro e se encante com seus valores
Crédito: Escola Educação

Seja nos carnavais e festas juninas, nas crenças e religiões africanas, no artesanato e na poesia popular, na literatura e seus artistas, na capoeira, no folclore, na culinária, no maracatu, no frevo, no axé… Suas manifestações culturais levam o nome do nosso país aos quatro cantos do mundo. 

Mas você já sentiu o nordeste da mesma forma que eu?

Claro, sem deixar de lado a questão turística, das praias de tirar o fôlego, museus históricos, arquitetura barroca, festividades típicas, ingredientes e temperos… Te convido para ler na coluna o que, para mim, transforma a região do nordeste nesse destino fascinante!

E o ponto que mais destaco sobre o povo nordestino é o sorriso estampado no rosto. A alegria em receber, em dividir, em ajudar. A simplicidade e calma na alma que traz uma leveza única daquele lugar. O amor e orgulho que sentem de pertencer e espalhar sua história. A esperança que sempre vence o medo.

Essas singularidades que evidenciam o povo nordestino de uma forma linda, é uma aula de como entender a vida de uma outra forma. E são nesses pequenos detalhes que enxergo o nordeste mostrando ao mundo suas cores e sabores, lutas e conquistas. 

Viajar para o nordeste tem significados diferentes, propostas diferentes, mas acredito, de verdade, que trago comigo muito mais do que momentos divertidos. Trago na bagagem, entendimentos e lições de que há outros ritmos, outros interesses, outras maneiras e visões de encarar o cotidiano e problemas. Essas peculiaridades do povo nordestino me ensinam todo dia a respeitar os valores e raízes que tenho ao mesmo tempo que enfrento novos obstáculos de uma maneira mais leve e positiva. Isso faz uma diferença surreal, pode ter certeza!

Um conselho: absorva toda e qualquer experiência em suas viagens!

VEJA também NO LPM!

pt Português
X