Irineu Ramos
Irineu Ramos

Capital da Costa Rica Encanta pela História e Educação do Povo

20 de maio de 2019
Eu GostoLugares Pela América Central e Norte

Aventura em contato com a natureza é o que não falta na Costa Rica. Em qualquer canto do país encontram-se florestas e paisagens deslumbrantes. É possível aprender praticamente tudo sobre o cacau em algumas delas e, com auxílio de pesquisadores, extrair o fruto, ralar e produzir um chocolate amargo muito saboroso. Em outras se conhece um pouco sobre encantadora a vida de animais silvestres como macacos de várias espécies, lagartos, mamíferos como o tamanduá e muitos outros. Inclui-se ai uma flora exuberante que encanta a vista.

Cerca de 30 por cento da Costa Rica são cobertos por floresta tropical úmida, principalmente a costa caribenha. No lado oposto, o do Pacífico, predomina o clima mais seco e onde estão as praias mais famosas para a prática do surf. Comparativamente ao tamanho, o país é o que tem a maior variedade de flora e fauna de toda América Central. Conta com mais de mil espécies de orquídeas. Ao todo abriga mais de dez mil espécies de plantas. Além disso, é refúgio de 232 espécies de mamíferos, 838 de aves, 183 de anfíbios, 258 espécies de repteis e 130 de peixes de água doce. É o paraíso da vida silvestre. Chega a ter cinco por cento da biodiversidade do mundo todo, o que é bastante significativo pelo tamanho do território.

Seus atrativos naturais são determinantes na escolha pelos turistas. As cordilheiras, vulcões e as reservas ambientais levam anualmente mais de dois milhões de viajantes às suas terras.

A natureza faz parte da paisagem urbana. Jardins sempre bem cuidados e admirados. O Museo del Oro tem um acervo fantástico dos povos que habitaram a região séculos atrás. Vale a pena conhecer.

A primeira curiosidade para o visitante que chega a Costa Rica é descobrir que os endereços não têm similares no mundo. Na região central de San José as ruas têm nomes. Mas, para a população isso tem pouco valor. O mais comum é se localizar de forma inusitada. Por exemplo: Fulano mora na rua do supermercado, 250 metros ao Sul, outros 70 ao Norte, construção com alpendre pintada de amarelo. Ficou surpreso? Pois é, todos se entendem dessa forma e tudo sem o uso de GPS. Ao pegar um táxi é desta forma que deve indicar o destino. Os parques estão por toda parte. Um dos principais é o La Sabana, ideal para caminhadas e esportes ao ar livre.

Outra curiosidade surpreendente é que, no geral, toda a população fala inglês. Tempos atrás um governante determinou que o país, a partir dali, seria bilíngue, e o inglês passou a ser ensinado desde a pré-escola. Atitude de um verdadeiro estadista. Tanto que Costa Rica é uma das poucas democracias de fato na América Central. Todo dia recebe refugiados da Nicarágua (país vizinho) em busca de trabalho para sobreviver. A educação no país é gratuita e considerada muito boa, assim como a saúde pública. Portanto, se sentir dificuldade de entender o espanhol local os locais estarão prontos para falar no idioma saxônico.L

San Jose é verde. Parques bem cuidados por todos os lados. Conheça o La Sabana, onde a população aproveita para praticar esportes, relaxar, fazer amizades e respirar pronfundamente. No parque há uma homenagem à comunidade judaica.

Comece seu passeio na capital pelo Museo del Oro. Localizado no centro, abriga uma coleção de objetos representativos da sociedade pré-colombiana que ali viveu entre os anos 300 a 1500. São mais de 1600 peças identificadas por função e a relação diária com seus habitantes.

Bem perto dali está o Teatro Nacional. Considerado uma joia rara pelos moradores foi construído em 1897 com a verba arrecadada de um imposto sobre a exportação de sacas de café. Com capacidade para 1.040 espectadores, os assentos vindos de Nova Iorque são removíveis e dão lugar para os músicos da orquestra nas três primeiras fileiras. A arquitetura é eclética e as pinturas, esculturas e afrescos assinados por artistas europeus.

O piso do palco também pode ser nivelado ao do assoalho dos assentos, transformando o teatro em um grande e luxuoso salão para eventos oficiais. Presidentes e membros da monarquia, como o príncipe espanhol Felipe de Astúrias, já foram convidados para um jantar no local.7

Conheça a cidade à pé. Vá ao Teatro Nacional, construído em 1897, em arquitetura eclética e assinada por artistas europeus. Uma boa dica é ir ao Centro de Cultura local, muito interessante.

Na Calle 5 está o prédio do Cine Variedades, o primeiro cinema de San Jose. Caminhando pela mesma via chega-se ao Parque Morazan, local de concentração de jovens com uma construção ao centro própria para apresentações musicais. Ainda na região é interessante conhecer o Centro Nacional de Cultura. O local abriga dois teatros, um museu e uma galeria de arte. Outro prédio de destaque é o do Tribunal Federal Eleitoral.

Vai viajar e não quer deixar de postar suas fotos? O chipdeviagens.com não te deixa na mão. Só ele possui os melhores planos de chips internacionais para diversos destinos. Clique no banner e confira!


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário