Origem do Halloween e tradições do dia mais assustador no ano

3 de novembro de 2021
Melissa Machado
Conhece a Origem do Halloween. Celebração tem origem datada há mais de 2000 anos e é umas das festas mais comemoradas pelo mundo

Conhece a Origem do Halloween. Celebração iniciada na Escócia e na Irlanda tem origem datada há mais de 2000 anos e é umas das festas mais comemoradas pelo mundo

Halloween- foto : divulgação

Entre crenças sobrenaturais, tradições de colheitas e celebrações surge o Halloween, uma das festas mais celebradas ao redor do mundo. O dia mais assustador do ano tem suas origens datadas há mais de 2000 anos, originada com o povo celta nas regiões, hoje, da Irlanda e a Escócia, na Europa.

Samhain era o festival celta que marcava o meio do caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Assim, o dia era um marco da estação clara para a estação escura do ano e mais do que isso, segundo a mitologia, era nesse dia, 31 de outubro, em que o véu que dividia o mundo dos humanos e dos espíritos era suspenso.

Samhain e a origem do Halloween- foto: divulgação

O festival era comemorado por três dias, com grandes banquetes que marcavam o fim do período da colheita, além disso, eram realizadas festas ao redor de grandes fogueiras e diversos rituais que dariam origem a tradições até hoje realizadas no Dia das Bruxas.

O nome Halloween surge bem depois do Samhain, quando a tradição católica já havia sido introduzida nas antigas regiões celtas. Com o intuito de converter e inserir o povo da região ao catolicismo, o Papa Gregório IV adiciona algumas comemorações celtas ao calendário cristão no século IX, um deles o Dia de Todos os Santos, em 1 de novembro. O dia ficou conhecido então, em inglês, como All Hallow’s Day e o dia anterior a ele seria o All Hallow’s Eve (Véspera do dia de Todos os Santos) e na sua forma contraída: Halloween. O nome se popularizou ainda mais com um poema do escritor escocês Robert Burns, em 1785, que leva como título o nome do dia.

As tradições do Samhain, entretanto, foram mantidas e hoje apresentam versões adaptadas.

Conhecidas como Jack o’ Lantern pela tradição e lenda de origem – foto: divulgação

Lanternas de abóboras

A tradição de cortar rostos e figuras em abóboras e iluminá-las na verdade já é uma adaptação da tradição irlandesas de fazer o mesmo em nabos e batatas. A lenda diz que Jack, um bêbado muito esperto da região, conseguiu enganar o diabo e não foi para o inferno, entretanto uma vez que ele também não poderia ir para o céu, ele ficou em uma plantação com uma lanterna feita com uma chama do inferno e dentro de um nabo durante a noite, esperando o seu destino.

Com a chegada de imigrantes irlandeses no século XX nos Estados Unidos, o Halloween foi popularizado e uma vez que as abóboras eram mais abundantes no país, a tradição foi adaptada e mais tarde se tornou inspiração para todo o mundo.

Origem do Halloween - Doces ou travessuras e fantasias para se esconder dos maus espíritos- foto: divulgação
Doces ou travessuras e fantasias para se esconder dos maus espíritos- foto: divulgação

Fantasias e Doces ou travessuras

Uma das mais tradicionais atividades infantis de Halloween é a de pedir doces de porta em porta. Essa é uma das práticas que acompanha a Origem do Halloween desde o Samhain. Com a crença de que a divisão entre o mundo dos humanos e dos espíritos era rompida durante esse dia, os celtas acreditavam também que os espíritos bons e maus podiam circular pelo mundo concreto. Assim para se disfarçar dos maus espíritos as crianças se fantasiavam de fantasmas, animais e outras criaturas.

Além disso, a tradição de doces ou travessuras mudou um pouco ao longo do tempo. No início da tradição, as pessoas passavam pelas casas pedindo um Bolo de Almas, um bolo tradicional das regiões onde a comemoração se iniciou, e em troca do bolo elas prometiam uma oração para que os maus espíritos não incomodassem a casa e a família que dava o doce. Mais tarde as orações se transformaram em poemas e apresentações e depois em travessuras, para aqueles que não dessem os doces.

Outras tradições também eram muito praticadas durante as festividades, mas estas se tornaram as mais populares. O Halloween se espalhou pelo mundo depois da sua popularização nos Estados Unidos, especialmente a partir do século XX. No país, ainda que não seja um feriado, é uma das festas mais celebradas e a época em que um quarto dos doces vendidos anualmente é comprada.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X