Arroz Plov, conheça o prato típico do Uzbequistão

20 de setembro de 2021
Travelpedia
O Arroz Plov, prato típico do Uzbequistão, país da Ásia Central, está presente no dia a dia dos uzbecos e também em grandes festas.
  • Por Roberto Maia

Arroz Plov, considerado o principal prato típico do Uzbequistão, país da Ásia Central riquíssimo em história e monumentos, é preparado em forno à lenha e em uma grande panela de ferro. O prato está presente no dia a dia dos uzbecos e também em grandes festas e solenidades, de casamentos a velórios.

Com sabor um pouquinho adocicado e picante, leva diferentes ingredientes dependendo da região do país. O arroz usado por lá é o devzira, que tem grãos rosados e absorve muita água.

O Arroz Plov é o prato típico do Uzbequistão e também de vários outros países da Ásia Central

No Uzbequistão existem mais de 50 variedades de Arroz Plov, mas, de maneira geral, ele é preparado salteando carne de carneiro ou ovelha na própria gordura. Também leva cebola frita, alho, cenoura e diversos condimentos como cominho, coentro em grão, uva-espim (um pequeno fruto silvestre ácido e perfumado), folhas de tagetes (um tipo de cravo) e pimenta malagueta. Juntamente com o arroz tudo é cozido em fogo brando.

A carne de carneiro é salteada na própria gordura, acompanhada por cebola frita, alho, cenoura e vários condimentos

Há quem prepare o Plov usando codornas e carne de cavalo (na forma de uma salsicha típica chamada kazi), além de batata, cenoura e ervilha em grão. Outros adicionam cabeças de alho inteiras e grão-de-bico durante o processo de cozimento. Em ocasiões especiais, damasco seco e uvas-passas são adicionados ao prato. Unicamente na cidade uzbeca de Bukhara a carne utilizada é a de galinha, enquanto que em Samarcanda usam marmelo na receita.

Vários nomes para o mesmo prato

O Arroz Plov é preparado em forno à lenha e em uma grande panela de ferro

Vários países da Ásia Central também têm variantes do Arroz Plov como pratos típicos. Casos do Afeganistão, onde é chamado de Palau; do Azerbaijão (Plov ou Ash); do Tajiquistão, onde é conhecido como Plav e é o prato nacional do país; do Quirguistão e do Turcomenistão. Todos esses destinos integraram a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o que leva muita gente a acreditar que o prato tem origem russa. Aliás, na Rússia ele também é bastante comum e é conhecido como Arroz Pilaf.

No passado, o Arroz Plov era consumido apenas por famílias mais pobres, normalmente às sextas-feiras, quando era servido sobre um pão chamado lepeshka ou non. Eles preparavam o prato apenas em grandes comemorações e festas de casamentos.

Homens no comando do fogão

Na mesa das famílias do Uzbequistão nunca falta o típico pão, que é chamado de lepeshka ou non

A tradição uzbeca manda que o Arroz Plov seja preparado exclusivamente por homens. Depois de pronta a refeição é servida em grandes pratos de cerâmica, onde todos se servem de forma comunitária usando colheres. Não há pratos individuais.

O Arroz Plov é tradicionalmente preparados por homens, que também comem primeiro o saboroso prato típico

Normalmente o Plov é servido acompanhado de pão típico e salada, que leva vegetais frescos ou na forma de picles, frutas, bagas silvestres e temperadas com ervas aromáticas. Para a sobremesa, os uzbecos escolhem saborosas romãs.

Em tempo, as mulheres se servem apenas depois que os homens já estejam alimentados e satisfeitos.

Receita do Arroz Plov

Então, que tal adaptar essa iguaria para a nossa realidade – usando o fogão é claro – para surpreender no almoço do final de semana?

Ingredientes

A carne de carneiro é a mais utilizada no preparo do Arroz Plov

1 quilo de carne de carneiro (parte traseira – pernil ou paleta)

5 cenouras

2 cebolas

3,5 xícaras de arroz parbolizado

1 cabeça de alho

1 xícara de óleo

3 colheres de chá de sal

1,5 colheres de sal de cominho

8 xícaras de água fervendo

1 punhado de pimenta preta

Modo de preparo

Cenouras são cortadas no formato de palitos

Corte a cenoura em palitos

Corte a cebola em meio círculo

Em temperatura alta aqueça bem o óleo

Tomando cuidado para não espirrar, coloque a carne e frite cada lado por 30 segundos até alcançar a cor desejada.

Acrescente a cebola, um pouco de cominho, metade do sal e da pimenta.

Atenção para não deixar queimar.

Quando a cebola irá adquirir uma coloração de caramelo é o momento de acrescentar a cenoura e o restante cominho e do sal.

Frite até sentir que a cenoura está mais macia.

Sempre mexendo a cada 30 segundos para não deixar grudar.

Em fogo médio, acrescente a água fervente*. Aqui, uma sugestão é usar os ossos e cartilagens do pernil de carneiro, cebola, cravos, folhas de alho-poró para fazer um caldo e substituir a água para o cozimento do arroz. Assim, coloque tudo em uma panela com água fria, leve ao fogo e quando abrir fervura, baixar o fogo ao mínimo. Deixar por 30 ou 40 minutos. Então, utilize uma peneira e separe o caldo para utilizar no lugar da água.

Adicione a cabeça de alho até o fundo e deixe cozinhar por 40 minutos.

Depois, retire a cabeça de alho e coloque o arroz. Caso necessário acrescente água até três dedos acima do nível de arroz. Não misture mais.

Coloque a cabeça de alho novamente.

Em fogo médio a evaporação da água é rápida e requer atenção.

No momento em que o arroz começar a absorver a água, retire a cabeça de alho novamente.

Arrume o arroz de maneira uniforme e deixe a tampa fechada por 8 minutos até que absorva a água. A cada 2 minutos, verifique para não queimar no fundo.

Verifique se não há mais água nas laterais da panela.

Diminua para fogo baixo, coloque a cabeça de alho novamente e deixe tampado por 20 minutos.

Com o arroz cozido, retire a cabeça de alho e a carne e então misture todo o resto.

Corte a carne em pedaços pequenos e sirva junto ou sobre o Plov.

Finalização – Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga clarificada

1 xícara de uvas-passas

8 damascos secos cortados em tiras

50 gramas de amêndoas laminadas

Sal e pimenta-do-reino

Preparo

Coloque a manteiga em uma panela e aqueça. Então coloque as uvas, os damascos e as amêndoas. Vá mexendo até que tudo esteja bem dourado. É esperado um sabor de queimado, que é comum e apreciado no Uzbequistão. Porém, caso prefira, retire do fogo um pouco antes.

Montagem

Finalmente, sirva porções generosas do Arroz Plov com as uvas, os damascos e as amêndoas torradas e bem quentes por cima.

Crédito das Fotos: Roberto Maia

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X