Tecnologia das Olimpíadas no Japão

21 de julho de 2021
LPM
A Tecnologia das Olimpíadas no Japão promete mais uma vez surpreender a todos e trazer novidades para serem distribuídas mundo afora.

A Tecnologia das Olimpíadas no Japão será uma das grandes novidades dos jogos neste ano. A primeira edição das Olimpíadas realizadas em Tóquio em 1964 foi um grande passo para a reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial e também deixou um grande legado, não só ao país, mas no mundo todo até os dias de hoje. A segunda edição está mirando o mesmo objetivo.

O Shinkansen, trem de alta velocidade considerado símbolo nacional, foi uma das inovações japonesas na infraestrutura da cidade para facilitar a locomoção durante os jogos. Inaugurado no dia 1 de abril, ligando Tóquio a Osaka, o Shinkansen atingia velocidades de cerca de 200 km/h.

Hoje em dia, 27 países contam com linhas de trens super rápidos com velocidades acima do 400 km/h, concentrado mais entre os países Europa e Ásia, mostra o quão longe chegou aquela invenção em 1964.

No Japão, atualmente, os trens alcançam velocidades próximas a 320 km/h e média de atraso impressionantes, 0.2 segundos.

Mas outras áreas da cidade foram reformadas naqueles anos próximos da primeira edição das Olimpíadas. Incluindo as instalações necessárias para os jogos acontecerem e receber todas as delegações, vias expressas, mais acessibilidade próximo ao aeroporto, monotrilho, frotas de ônibus equipadas para receber “pcd”, redes de trem e metrô foram algumas melhorias urbanas entregues pelo Governo japonês.

Tecnologia das Olimpíadas no Japão

Para os jogos olímpicos esse ano, os japoneses prometem mais uma vez surpreender a todos com suas tecnologias e cultura. O Japão que por muita das vezes é simbolo de um lugar futurista com tradições milenares, sabe como mesclar suas raízes e trazer novidades para serem distribuídas mundo afora.

Começando pelos robôs, mais de oito tipos de máquinas com inteligência artificial estarão auxiliando pessoas por toda Tóquio, incluindo a Vila Olímpica. Desde de robôs que ajudam a traduzir idiomas, indicam caminhos, entregam alimentos e outras funções, eles estarão presentes em lojas, hotéis, restaurante e muito outros lugares pronto para auxiliar qualquer pessoa. Conheça todos

Para esse ano também será utilizado todo um novo método de monitoramento de atletas e esportes, com câmeras e sensores de última geração podendo captar cada detalhe de uma prova e/ou medir resultados e desempenhos em tempo real.

As tecnologias de imagem e internet também serão novidades tecnológicas para as Olimpíadas. A TV estatal japonesa NHK pretende transmitir as imagens em 8k (16 vezes mais pixels que o HD atual). E o 5G estará presente por toda Tóquio, facilitando a conexão dos milhares de turistas e moradores que estarão circulando pela cidade entre julho e agosto.

A Vila Olímpica, além de contar com os robôs mencionados acima, também conta uma fonte de energia nova para as salas de imprensa, quarto dos atletas e ônibus que fazem toda locomoção dos atletas, trata-se do hidrogênio. O país está investindo e estudando o uso do hidrogênio como fonte de energia sustentável e mais econômica.

Falando em sustentabilidade

Além das fontes de energias menos prejudiciais, mapas e os jogos olímpicos e paralímpicos de Tóquio terão suas medalhas e pódios fabricados com materiais reaproveitados como lixo eletrônicos e plástico.

Foram necessários cerca de 6 milhões de celulares e cerca de 78 toneladas de aparelhos como computadores, tabletes, monitores… Os objetos foram recolhidos desde 2017. Com isso, as aproximadamente 5 mil medalhas que serão distribuídas aos vencedores é resultado de uma ação sustentável pensada anos antes. Para os pódios, cerca de 45 toneladas de plástico foram doados em pontos fixos espalhados pela cidade resultando nos mais de 100 pódios.

VEJA também NO LPM!

Especial lugares pelo mundo

Especial Viagem de Motorhome

O Conteúdo Especial para esse mês é um apanhado de matérias relativas às repletas comemorações nacionais importantes que ocorrem durante todo o mês de Maio. Como o Dia das Mãs, Dia da Mulher, Separamos algumas matérias que podem te inspirar sobre os assuntos!

Não perca nenhuma noVidade

pt Português
X