Marcela e Thiago
Marcela e Thiago

Colônia de Sacramento, um porto de histórias

19 de novembro de 2018
Eu VivoLugares Pela América do Sul

De Montevidéu, seguimos em direção a Colônia de ônibus, partindo do Terminal Tres Cruces. A viagem é de cerca de 3h, a estrada é boa e o ônibus que viajamos estava em bom estado.

Inicialmente, o objetivo era chegar a Buenos Aires atravessando de barco de Colônia mas decidimos passar a noite lá e conhecer um pouco mais do lugar. Foi a decisão certa!

Apesar de ser possível comprar passagens combinadas de ônibus+barco de Montevidéu a Buenos Aires, se você está com tempo, vale a visita a Colônia.

É uma cidade pequena e acolhedora, sendo possível conhecer todo o centro histórico a pé. Vão encontrar vários restaurantes, lojinhas de souvenir e comércio local. Como é um destino turístico, os preços são um pouco salgadinhos e as casas de câmbio não oferecem as melhores cotações, mas nada que estrague o passeio.

O casco histórico é lindo, podem admirar os prédios conservados da colonização portuguesa, o portão principal da cidadela, passear pelas muralhas de pedra e tirar a foto clássica na Calle de los Suspiros.

Lá encontram também o Farol de Colônia construído sobre as ruínas do convento de São Francisco Xavier. Pagando 25 pesos podem subir até ao topo e curtir a vista panorâmica de Colônia e do Rio de la Plata.

Se tiverem interesse, existem alguns museus espalhados pelo centro histórico com acervos de arte indígena ou da época colonial.

Uma cidade com uma costela portuguesa e outra espanhola.

Colonia del Sacramento foi palco de um episódio importante na história do país que influenciou a criação da cidade de Montevidéu!

Toda a região que hoje conhecemos como Uruguai é de grande valor estratégico por ser uma baía onde termina o Rio Uruguai e vários outros mais pequenos que correm desde o coração de toda a América do Sul.

Quando o império Espanhol invadiu parte do continente a capital da região era Buenos Aires, que controlava o comércio proveniente do Rio Uruguai. Do lado, está o Brasil, na época dominado pelo império Português que querendo mais força no sul, invadiu a região e construiu uma fortaleza onde hoje é Colonia del Sacramento.

Ao observar a movimentação dos portugueses o então governador de Buenos Aires mandou construir imediatamente uma fortificação do outro lado do Rio de La Plata para cercar Colônia, fortificação essa que com o tempo se tornaria Montevidéu.

Apreciar a obra de arte da Natureza.

O evento principal de Colônia é sem dúvida o pôr do sol. Ao final da tarde, os locais e turistas se reúnem na orla do rio para admirar um espectáculo de cores que, até então, não tínhamos presenciado (e olha que o pôr do sol em Porto Alegre é incrível também).

O rio de la Plata, com o entardecer, torna-se um espelho, e vai refletindo as cores que o pôr do sol imprime no céu. É de uma beleza que palavras ou fotos não podem traduzir. Foi muito bom sentarmos e curtirmos esse momento com calma, principalmente no início, bem agitado, de uma grande viagem.

Se quiser ler um pouco mais sobre Colônia pode olhar a publicação da Thais Pereira, que também visitou a cidade e na nossa página de Instagram colocamos algumas fotos e stories de quando lá estivemos.

 

Uma arte educadora e um cozinheiro que partilham as cores e os sabores do mundo através das suas viagens. Juntos criaram o Movido a Cultura nas redes sociais.

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário