Irineu Ramos
Irineu Ramos

Caruaru, a capital do agreste

10 de setembro de 2020
Eu GostoPernambuco

Nem só de São João vive a Caruaru. A cidade se destaca como centro universitário e de convergência de indústrias e empresas que geram empregos, além de dispor de pontos turísticos que contagiam o visitante.

A Feira de Caruaru faz gosto a gente vê, De tudo que há no mundo ela tem pra vende. Na feira de Caruaru…” diz a letra da música de Onildo Almeida, gravada por Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião. A letra e melodia foram tão marcantes que colocaram Caruaru no mapa cultural do País. Tanto que em seis de dezembro de 2006, a famosa feira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, concedido pelo Ministério da Cultura através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico. Um marco na tradição nordestina e um orgulho para todos os brasileiros.

O agreste pernambucano esconde seus encantos. A cidade com seus 350 mil habitantes e ponto central de negócios e serviços de toda a região não para de crescer. O ápice da economia é o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. A mais famosa dela está localizada próximo ao rio Ipojuca e congrega ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Os preços são imbatíveis, vale conferir.

Outra feira-livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal. Caruaru é uma das cidades que mais crescem no Brasil em 2012 o crescimento foi de 8,7%, nesse período o País evoluiu 0,9%. Um passeio no mirante do Morro Bom Jesus – com seus 365 degraus – é possível ter a dimensão total do espaço ocupado pela cidade. Ideal no final da tarde para observar o pôr-do-sol.

Para relaxar, passear e fazer compras em área totalmente climatizada o a cidade oferece dois shoppings: o North Shopping Caruaru e o Shopping Difusora. Além de boa para o visitante da melhor idade, um público com poucos anos na carteira de identidade também tem espaço. Os jovens estão por todo lado. Campi de duas universidades: Universidade de Pernambuco – UPE, e a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, oferecem diversos cursos que dão um clima cosmopolita a Caruaru já que abriga grande o número de estudantes de outras cidades e regiões do País.

Caruaru é a segunda cidade em importância esportiva em Pernambuco. No futebol, dois clubes participam do campeonato pernambucano de futebolCentral Sport Club e Clube Atlético do Porto. As duas equipes fazem o conhecido nacionalmente Clássico Matuto.OEstádio Lacerdão é a principal praça esportiva da cidade, tem capacidade para vinte mil pessoas. Recebeu dois grandes clubes nacionais: o Palmeiras e o Vasco da Gama em partidas válidas pela Copa do Brasil de 2008 e 2009, respectivamente.Outra grande praça esportiva é o Autódromo Internacional Ayrton Senna, que sedia anualmente uma etapa da Fórmula Truck.

No Pátio de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga é realizado os festejos do famoso São João. A área total é estimada em 100 mil metros quadrados, o equivalente a 14 campos de futebol. Em 2011, uma consultoria apontou que o São João de Caruaru injetou R$ 181 milhões na economia local, com a passagem de 1,2 milhão de pessoas nos 30 dias de festa.

Diversas igrejas católicas compõem o leque de alternativas para o turismo religioso local. O visitante deve conhecer o Convento da Ordem dos Franciscanos, onde há uma réplica em tamanho natural de Frei Damião. A mais antiga é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade), local com missas em vários horários do dia.

Museu Memorial da Cidade funciona onde antigamente existia o Mercado da Farinha e mostra com documentos, fotos e objetos históricos o passado importante da cidade. Uma visita interessante para os que querem conhecer um pouco mais do agreste pernambucano. O Museu do Forró é de visita obrigatória. Nele é possível encontrar o ator e filho da terra Adélio Lima, que interpretou o rei do baião (velho) no filme Gonzaga de Pai para Filho. Conheça, também, o Centro de Arte do Alto do Moura, onde são produzidas obras de barro e cerâmica a partir das criações do Mestre Vitalino. Um dos seus filhos está lá para receber o visitante.

Caruaru possui 17 hotéis e muitas pousadas que disponibilizam cerca de mil leitos. Por conta da quantidade de leitos insuficiente para a demanda, é comum moradores próximos ao Pátio do Forró alugarem suas casas para turistas.

Serviço
Onde hospedar

Grande Hotel São Vicente de Paulo
Av. Rio Branco, 365 – Centro
(81) 3721.5011

www.grandehotelcaruaru.com.br

Hotel Village
Costa Carvalho, 420 – Agamenon Magalhães
(81) 3722-5544
www.hotelvillagecaruaru.com.br

Caruaru Park Hotel
Rodovia BR-232  Km 128, Cidade Alta
(81) 3722-9191
www.caruaruparkhotel.com.br

Pontos turísticos

Museu Memorial da Cidade
Rua Duque de Caxias, 1000
Centro

Convento da Ordem dos Franciscanos
Praça Dom Vital, 169 – São José
(81) 3424-8500

Igreja N.S. Conceição
Praça Coronel João Guilherme
Centro

Igreja do Rosário
Praça do Rosário, Centro.

North Shopping

Av. Adjar da Silva Casé, 800 – Indianópolis
(81) 3722-9999
www.northshoppingcaruaru.com.br/

Shopping Difusora

Av. Agamenon Magalhães. s/nº – Centro
www.shoppingdifusora.com.br

Museu do Forró
Praça Coronel de Vasconcelos, 100
(81) 3721.0012

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário