Heitor e Silvia Reali
Heitor e Silvia Reali

‘aTábua’ – Uma Viagem de Sabores

20 de dezembro de 2018
Eu Quero

Queijos e vinhos unidos numa deliciosa surpresa para você crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Você deve estar se perguntando por que falar de um clube de queijos e vinhos em um site de viagens? Ora, porque cada caixa contendo vinho, queijo, charcutaria, e geleia é uma viagem em si. Verdadeira viagem de sabores e mais, um roteiro aos produtores de vinho de excelência como Espanha, França, Chile, Argentina; um passeio pelo queijo da roça mineira de Bueno Brandão feito de leite de vaca, ou de Pardinho interior de São Paulo, ou ainda de leite de ovelha de Porto Feliz, além de geleias de kiwi ou damasco – frutas originárias da China – e salames artesanais paulistas elaborados à moda de Espanha.  

E… a caixa surpresa da ‘aTábua’ chegou! crédito: Viramundo e Mundovirado

Essa viagem de sabores já vem com upgrade: os itens são sempre uma surpresa. A pegada de ‘aTábua – clube de queijo vinho’, é você receber em casa vinhos exclusivos, como o merlot chileno da Casa Del Toqui, o rosé Navaldar Rosado produzido em La Rioja, Espanha, ou um tinto elaborado de uva carignan como o Alma Tierra vindo do Chile, entre outros.

O Navaldar surpreende por sua bela e intensa cor entre o laranja e o rosa, e aroma fresco de frutas vermelhas. Já o Alma Tierra é um vinho cheio de personalidade, tom escuro, taninos pronunciados, acidez acentuada, e aroma de frutas vermelhas. E uma linda tonalidade cereja, aromas de cacau e baunilha e taninos suaves, marcam o Casa Del Toqui.       

 

– Queijo e vinho possuem afinidade natural
crédito: Viramundo e Mundovirado

Os queijos que compõem as caixas surpresa de “aTábua” foram pinçados entre os produtores mineiros e paulistas e pesquisados nos critérios: procedência do leite, higiene e produção. Assim, por exemplo, o queijo Boursin feito com leite de ovelha que foi ‘inventado’ na Normandia, França. Para se ter uma ideia, para cada quilo de queijo de ovelha, são necessários cinco litros de leite em comparação aos 10 litros para o queijo de vaca. O Boursin tem como característica a cremosidade, o sabor suave, e as bolinhas flutuam no azeite de oliva temperado com pimenta rosa e ramalhete de ervas do sítio da propriedade Rima, em Porto Feliz.

Outro queijo papa-fina é o Lua do Bosque feito com leite de vaca e inspirado no clássico Camembert francês. Muito cremoso, suave, e de casca comestível, é produzido na simpática e pitoresca Joanópolis. Já o tipo Brie – considerado o ‘rei dos queijos’ – famoso por sua textura aveludada, casca recoberta por mofos brancos, e ser levemente doce e suave, vem da mineira Serra das Antas.

 

Ao lado de um bom vinho, o queijo é a chave para entrar no mundo das ligações saborosas
crédito: Viramundo e Mundovirado

As geleias que fornecem um contraponto doce e agradável aos queijos são todas de produção artesanal brasileira, elaboradas segundo receitas de família, e feitas com frutas frescas ou misturas de pimentas. E, entre os embutidos podem aparecer o salame tipo chorizo feito com carne suína com toques de pimenta, páprica e alho; o salame misto de carne suína e bovina temperado com vinho, pimentas branca e preta e sementes de coentro que agregam um sabor peculiar, ou ainda a Bresaola com carne seca maturada de dois a três meses.  

 

Quer coisa mais gostosa de prepara uma happy hour surpresa para seu amado(a) ou amigo (a), com uma tábua de queijo e vinho exclusivo? crédito: Vitramundo e Mundovirado

 

Para reforçar o que disse lá em cima, toda viagem não envolve uma surpresa? Esse é o espírito de “aTábua”. Quer coisa mais gostosa do que ser surpreendido? Mesmo que tenha sido você a adquirir a caixa, não sabe os produtos que ela contém.

Assim, toda primeira semana de cada mês, como um ritual de prazeres, a caixa chega até você. Vale lembrar que harmonizar queijo, vinho e embutidos não é tarefa das mais simples. Assim, tudo foi planejado e degustado até chegar no ponto ideal. Assim, como devem ser as coisas boas da vida e….das viagens.    

 

Happy cheese and wine day. crédito: Viramundo e Mundovirado

Para saber mais: contato@atabua.com.br

whatsapp: (11) 97706-4734  

Viramundo e Mundovirado

Heitor Reali é jornalista e fotógrafo e já foi engenheiro, Silvia Reali é artista plástica, jornalista e fotógrafa. Vivemos em São Paulo, conhecemos 90 países, e somos apaixonados pelo Brasil.  Acompanhe os autores também no Viramundo e Mundovirado  (no Facebook e Instagram), no Blog do Estadão: Viagens Plásticas,  na coluna no Catraca Livre, no Viver Agora e também o Atelier Reali.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário