LPM
LPM

Arte e natureza mesclados nos parques de Oslo

23 de fevereiro de 2018
Eu GostoLugares Pela Europa

Conhecida mundialmente por suas belas paisagens e natureza surpreendente, a Noruega é também culturalmente rica e um ótimo destino para os amantes da arte. Aproveitando-se disso, em Oslo, capital do país, se localizam dois parques de esculturas que mesclam com maestria natureza e arte.

Crédito: Visit Norway

Vigeland

O mais famoso parque de esculturas do mundo construído por um único artista. Obra de uma vida toda, do artista Gustav Vigeland (1869 – 1943), norueguês que projetou todo o layout do parque e esculpiu as mais de 200 peças em bronze, granito e ferro.

Crédito: Visit Norway

As estátuas contam a história do ciclo da vida e do cotidiano, e dessa forma também trabalha e demonstra as emoções humanas. O mais interessante é perceber como cada escultura pode afetar de maneira distinta seus observadores. Uma das mais famosas esculturas é de um garotinho batendo o pé no chão com raiva, que atrai muitos turistas que querem tirar foto com a criança birrenta. Talvez a fama da peça se dê justamente por nossa identificação com ele, mas daí já é especulação.

 

 
 

Ekeberg

É o nome do outro parque de esculturas, que ao contrário do primeiro, possui peças de diferentes artistas, que por sua vez, trabalham de diferentes formas. O museu ao ar livre, permite um passeio em meio às árvores, lindas vistas da cidade e mais de 30 obras dos mais renomados artistas, como Salvador Dalí e Ausguste Rodin. Todavia também há  figuras da arte contemporânea.
 
 
 
Clique ou arraste para o lado.
 
 
Algumas da esculturas interagem com o visitante, como o “Spectral Power”. Um poste de luz que conversa com os caminhantes, feito por Tony Oursler, artista americano. Ou o ”Cast Glances”, de Tony Cragg, que pode ver novas formas conforme se move ao redor da escultura. Adjacente ao parque também existe um museu que mostra a riqueza histórica e natural da região de Ekeberg. Além de um restaurante e também área para camping e motor-home.
 
 
 
 
 
PHOTO ©IVAR KVAAL- EKEBERGPARKEN

Crédito: IVAR-KVAAL

 
 
Então estão duas dicas para você! Portanto, quando for a Noruega, apreciar a beleza da original junção de arte e natureza em Oslo.

 

 

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário