Irineu Ramos
Irineu Ramos

Aracaju tem lazer com tranquilidade e segurança

07 de maio de 2019
Eu GostoSergipe

Prepare as malas para embarcar numa viagem pra lá de animada e que acontece numa das regiões mais ricas em cultura e folclore do País. Espremido entre a Bahia e Alagoas, Sergipe, o menor estado brasileiro, e sua capital Aracaju, disponibiliza uma infinidade de atrações de lazer e entretenimento que ocupa todo o dia do visitante enquanto aguarda anoitecer para aproveitar o bate-coxa nas noitadas de forró.

Durante o Forró Caju, que acontece em junho próximo, mais de uma centena de atrações são apresentadas em vários palcos, sendo o principal na Praça Wilton Lopes, na área do Mercado Municipal composta de dois grandes edifícios que fazem a festa dos turistas. De um lado, um mercado tradicional de alimentos e no outro, produtos típicos, presentes, artesanato, restaurantes e bares.

Ao redor, centenas de barracas apresentam o melhor da gastronomia local: mungunzá (mingau de milho com leite de coco, canela e açúcar), arroz-doce, canjica, pamonha, pé-de-moleque, beijo-molhado (tapioca com leite de coco e açúcar, enrolada em palha de bananeira) e osarôio (coco ralado com fécula de mandioca, leite de coco e açúcar).

Aracaju tem muita história pra contar ao visitante. Aproveite parte do dia para visitar o centro da cidade, suas igrejas, monumentos e saborear pratos deliciosos e bem típicos da região. A vida noturna é agitada na orla.

Com o dia claro é possível fazer um passeio pela cidade à bordo da marinete do forró, um ônibus turístico adaptado com palco onde sanfoneiros e dançarinos animam os visitantes enquanto conhecem o que Aracaju tem de melhor. A cidade se espalha confortavelmente entre os rios Sergipe, Poxim e o Oceano Atlântico.É urbanizada, plana, limpa e bem cuidada. Moderna, com 570 mil habitantes, tem clima ameno, com uma brisa constante que acolhe e conforta quem chega. Descubra seus segredos.

O ar puro e a beleza natural são o ponto alto dos calçadões da orla da praia de Atalaia e da Avenida Beira-Mar. E, também, no bairro 13 de Julho, o mais bem frequentado e preferido pela elite de Aracaju onde é possível acompanhar um desfile de belas imagens, seja da arquitetura arrojada dos prédios quanto da vegetação do mangue, área de preservação intocada. A topografia privilegiada permite que uma ciclovia com faixa exclusiva se espalhe por 58 quilômetros.

A culinária é especial. O destaque, claro, é para os crustáceos, peixes e frutos do mar. Tanto que na orla está a Passarela do Caranguejo,a via principal com dezenas de restaurantes onde o visitante pode conhecer as delícias da gastronomia sergipana. Saboreie também os sucos e sorvetes regionais, deliciosos. Quando estiver no centro, a dica é provar a moqueca de camarão com banana da terra do Restaurante Tototó. O local tem varanda privilegiada para o rio Sergipe.

Suba até a Colina de Santo Antônio e admire a paisagem. Lá foi onde a cidade começou a se desenvolver junto a igreja em estilo neogótico pertencente à Ordem Terceira de São Francisco. Dê uma parada no Mirante da 13 de Julho com vista para o Rio Sergipe. No local há um mapa interativo do Estado com indicações interessantes sobre as regiões e cidades. O calçadão do local é considerado um dos lugares mais elegantes sendo frequentado por pessoas de todas as idades para uma caminhada e relaxar.

Vá ao Parque da Cidade José Rollemberg Leite, no Morro do Urubu. A atração é o teleférico, que oferece uma vista muito bonita de Aracaju do alto do morro. Depois do almoço, que tal um café caprichado? Visite o Museu da Gente Sergipana. Aberto em 2011, oferece modernos recursos interativos e de multimídia Um show visual na cultura de Sergipe: arte, história, culinária, festas, costumes e natureza. O museu tem o Café da Gente, com o melhor sabor da bebida num ambiente delicioso.

Orla

Sobrevoar a orla de Aracaju de paramotor é uma experiência única. O visual é deslumbrante e a emoção de estar no ar com as pernas balançando ao vento é uma grande aventura. No sobrevoo vê-se vários marcos da cidade e, também, o kartodromo.

É uma das principais atrações da cidade. A região é muito próxima ao Centro e onde estão instalados os principais hotéis, bares e restaurantes, casas noturnas. Totalmente modernizada, ganhou diversos equipamentos de lazer e convivência. Durante uma caminhada o turista pode apreciar lagoas com patos soltos que caminham sem medo, fontes luminosas, quiosques para lanches, sorvetes e água de coco; espaço para a prática de esportes radicais como motocrosskartódromo e patinação. Aproveite para provar doces deliciosos no Pastel da Jane, ali pertinho, um local onde as pessoas se sentem em casa. São mais de 80 itens que vão de pastéis a sopas e risoles.

O visitante também encontra quadras de tênis oficial e o oceanário, onde são exibidos espécimes da fauna e flora do rio São Francisco e da costa sergipana. E mais: tanques com tartarugas, tubarões arraias, meros, tubarões-lixa; atraem visitantes de todas as idades. Outro belo visual pode ser obtido num voo duplo de paramotor. O passeio é fantástico e a vista deslumbrante.

O turista deve conferir a orla Pôr-do-Sol, local de partida para os passeios pelo rio Vaza Barris, estuário que limita o extremo sul da capital e tem uma bela paisagem no fim do dia.Contrate o catamarã e navegue até a Crôa do Goré, um banco de areia com quiosques. Visual perfeito: os mangues preservados e o passeio a Ilha dos Namorados. No dia seguinte, à bordo da escuna Gazela, as pedidas são às ilhas do Saco e da Sogra com um almoço especial em Mangue Seco, onde foi gravada a novela Tieta.

LFaça um passeio de dia inteiro até a Crôa do Goré, um banco de areia com quiosques. As praias são desertas e o espírito da liberdade contamina a todos. Todo o passeio é acompanhado por músicos locais que tocam o melhor do forró sergipano.


Serviço:
Restaurante Cariri- Casa do Forró e Shows
Localizado na famosa Passarela do Caranguejo – comidas típicas nordestinas, o famoso pastel de aratu ( caranguejo ) além de carnes e frango.
Av. Santos Dumont, 1870
(79) 3243.1379
www.cariri-se.com.br
Restaurante Mangará
Av. Beira-Mar, 1024
(79) 3248.2874
Pastel da Jane (aberto das 15 a ½ noite)
Av. Santos Dumont, 957
(79) 3255.1030
www.pasteldajane.com.br
Restaurante Tototó
Av. Ivo Prado (Espaço Zé Peixe)
Centro
Passeios
Voo Duplo Paramotor
Agendamento: (79) 99912.0777
Av. José Sarney – Bar Portal Beach
Facebook: igorgc
Escuna Gazela
Aquatur – (79) 99982.8880
Email: aquaturtt@ig.com.br
Receptivo
Crystal Tur
(79) 99908.0014
www.crystalreceptivo.com.br

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário