LPM
LPM

A magnifica Biblioteca de Alexandria no Egito

05 de julho de 2018
Eu GostoLugares Pela ÁfricaLugares Pelo Mundo Árabe

Uma das mais célebres bibliotecas da Antiguidade foi reconstruída e inaugurada em 2002, às margens do Mar Mediterrâneo, em Alexandria, segunda maior cidade do Egito.

A construção original da Biblioteca de Alexandria foi inaugurada em 331 a.C, segundo a professora da ECA/USP Marisa Midori, pelo sátrapa egípcio, Sotero Ptolomeu II. Entretanto, o edifício foi destruído por um incêndio.

As novas instalações abrigam, além dos livros, quatro museus (Antiguidades, História da Ciência, Sadat[1], Museu de Manuscritos); centro de eventos; planetário e galeria de arte egípcia, que possui exibições permanentes.

A biblioteca conta com aproximadamente quatro milhões de títulos, em diversos dialetos árabes (além do clássico). Porém, o local também disponibiliza acervo digitalizado, que pode ser acessado em qualquer parte do mundo.

Na entrada da nova Biblioteca de Alexandria, foi instalada uma estátua da dinastia dos Ptolemeus, que tem 13 metros de altura e pesa 63 toneladas e foi descoberta durante escavação próxima ao porto da cidade, em 1995¸ de acordo com o doutor em Ciências Sociais, o francês Frédéric Martel.

Saiba mais: https://www.bibalex.org

Link da professora 1 https://jornal.usp.br/atualidades/marisa-midori-lembra-a-fundacao-da-biblioteca-de-alexandria/

Link da biblioteca digital http://dar.bibalex.org/webpages/dar.jsf

[1] Museu dedicado ao Presidente do Egito Anwar Al Sadat.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário