LPM
LPM

A Floresta petrificada no Arizona

06 de junho de 2018
Eu VivoLugares Pela América Central e Norte

Pelo mundo, há sempre lugares incríveis e surpreendentes. Um deles é o parque nacional Petrified Forest, em português Floresta Petrificada, no estado americano do Arizona. Tente imaginar a milhões de anos atrás (sabemos que não é tão fácil assim ter essa imaginação, mas tente) uma floresta sendo coberta por lava vulcânica. Então, o tempo passa… E hoje a gente se depara com esse cenário fantástico. Milhões de anos, visivelmente, diante de nós.

crédito: Donahos/ VisualHunt/ CC BY-NC-ND

O Petrified Forest é um delírio para quem busca vistas cênicas, trilhas, lugar vasto e exótico e belos cenários. Está localizado no nordeste do Arizona e é um dos mais vibrantes e coloridos conjuntos de madeira petrificada, fósseis do período triássico tardio e sítios arqueológicos. Com panoramas que contam uma história de mais de 200 milhões anos do planeta terra e seus habitantes pré-históricos, a Floresta Petrificada é sem dúvida de uma beleza fascinante e que envolve ciência, o que atrai muitos pesquisadores, geologistas e arqueologistas para estudá-lo.

Crédito: Fred Moore 1947 / VisualHunt/ CC BY-NC

Arizona e suas belezas

 

Milhões de anos mais tarde da lava vulcânica cobrir toda a vegetação, a madeira petrificada, composta principalmente por quartzo, foi revelada com a erosão. Toda a beleza que o parque proporciona pode ser vista principalmente a pé, em trilhas com vistas de tirar o fôlego. É possível montar cavalos, mulas ou lhamas para conhecer o parque. Ou se você for mais aventureiro, pode acampar no local.  

 

Crédito: NPS Tara Harbert

Dentro do parque nacional está uma parte do chamado Painted Desert, uma visita certamente marcante para quem está passando pelo estado. É uma vasta paisagem que apresenta rochas de diversas cores, rosas, vermelhas, cinzas e roxas. A área e suas formações foram uma combinação de erupções vulcânicas, terremotos, inundações e luz solar. Em outras palavras, é resultado de vários e diferentes fenômenos naturais.

As camadas de argila e arenito estão dispostas em elegantes camadas. E ao interagirem com a luz do sol se mostram suas curiosas e impressionantes alterações de cor.

Crédito: NPS Gov

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário