LPM
LPM

6 lugares para conhecer a Barcelona da época medieval

27 de abril de 2018
Eu QueroLugares Pela Europa

Palco de grandes acontecimentos ao longo de sua história, a cidade de Barcelona carrega riquezas histórico-culturais à céu aberto. Durantes os séculos XIII e XIV, a capital catalã se tornou muito influente região do Mediterrâneo ocidental, e a riqueza decorrente do comércio marítimo possibilitou inúmeras novas construções. E assim nasceram igrejas, praças e mansões. Listamos 6 lugares que você precisa visitar se quiser conhecer um pouco mais dessa Barcelona medieval.

 

1- Catedral de Barcelona

É o templo religioso mais antigo de Barcelona. Conhecida também como Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália. Muita gente confunde com a famosa catedral da Sagrada Família, é importante frisar que são catedrais diferentes. A igreja chama atenção por sua arquitetura gótica-catalã. Sua construção aconteceu durante anos, começando em 1218, em cima de um templo romano, e continuaram até se concluir em 1913.

Crédito: Karim von Orelli / Visualhunt.

2- Praça do Rei

É bem mais do que apenas uma praça, o conjunto arquitetônico gótico certamente é um dos locais que melhor apresenta o passado medieval de Barcelona. Ali, era na verdade, o terraço dos fundos do Palau Reial Major (Palácio Real) e também era usado pela cidade como mercado. De um lado do edifício, no topo da antiga muralha romana de Barcelona, você pode ver a capela real de Santa Àgata, do século XIV. O edifício em frente é o Palácio do Tenente do século XVI. É lá também que se localiza a Casa Clariana-Padellàs,que hoje abriga o museu de história da cidade, o Museu de História da Cidade de Barcelona, e é possível conhecer os vestígios arqueológicos de Barcelona romana.

Crédito: Catalan Art & Architecture Gallery (Josep Bracons) / VisualHunt

 

 

3- Templo de Augusto

Ainda no século I foi construído um templo em honra ao imperador Octavio Augustus, herdeiro de Júlio César. O que sobrou do templo foram 4 pilares, que são testemunhas da origem da própria cidade. O tesouro histórico está guardado dentro de um pátio medieval, no Bairro Gótico de Barcelona.

crédito_ Andrew and Annemarie / Visual Hunt

4-  Praça de Sant Jaume

Há 2000 anos, essa praça era o local do Fórum, ou seja, palco para debates políticos na antiga Barcelona romana. Hoje, tanto tempo depois, os atuais poderes políticos ocupam o mesmo lugar. Isso pois o Palau de la Generalitat de Catalunya (sede do Governo da Catalunha) e o Ajuntamento de Barcelona (Câmara Municipal) localizam-se lá, na praça do poder. E apesar de passado os anos,  continua a desempenhar seu papel político.

Crédito: Serge Melki / VisualHunt

5- Basílica de Santa Maria del Pi

Essa igreja possui uma das maiores janelas rosáceas da Europa, medindo 10 metros de diâmetro. E é um dos edifícios góticos mais históricos da cidade.  Na frente da igreja está a Plaça del Pi, e em alguns dias do mês é realizado na praça uma pequena feira de alimentos que vende todos os tipos de produtos artesanais.

Crédito ANSELM / VisualHunt

 

6- Igreja dos Santos Just e Pastor

Esse é um exemplo do esplendor da cidade durante a época medieval. Essa construção não é uma das mais conhecidas, mas com toda a certeza é uma das mais encantadoras. Está escondida em uma das extremidades da charmosa e pequena praça de Sant Just, no centro do que era então o nobre bairro de Palau. O prédio surpreende por sua austeridade.

Crédito Enric Martínez i Vallmitjana / Visual Hunt

 

É claro, que enquanto se caminha para chegar até todos esses locais, é muito provável que você consiga enxergar a história estampada nas próprias ruas. Em outras palavras, o velho continente possui tesouros que nos fazem viajar pelo tempo.

A Alitalia oferece voos para Barcelona com conexão em Roma.

Lembrando que para conhecer a Europa é necessário fazer um seguro viagem. 

Com o cupom “LUGARESPELOMUNDO”, no site da Seguros Promo, você consegue um desconto especial para seu Seguro Viagem!

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário