LPM
LPM

5 Festivais de cerveja pelo mundo

21 de junho de 2018
Eu QueroSão Paulo

Existem certas coisas no mundo que tem o poder de unir muitos povos e nações, uma delas é, sem dúvidas, a cerveja. Aliás, o número de cervejarias artesanais está cada vez maior, e consequentemente os festivais de cerveja também.

Por isso, listamos quatro festivais pelo mundo, que valem a pena conhecer, confira:  

GABS Festival  

Crédito: Gasbfestival.com

Na Austrália, o festival foi concebido como uma celebração de diversidade e criatividade da cerveja artesanal. Já foi considerado, em 2015, pela revista americana The Beer Connoisseur, como um dos 20 maiores do mundo. Entretanto o evento é bem mais do que apenas um festival de cerveja.

O objetivo é fomentar a produção local, mostrar as melhores cervejarias artesanais australianas e neozelandesas e produtores de cidra, apresentando centenas de cervejas e sidras – incluindo até 180 ‘Festival Beers & Ciders’ feitas apenas para o evento.

Oferecem ao público espaços gastronômicos com comidas regionais, stands de  educação sobre bebidas e alimentos, também entretenimento e atividades divertidas.

Além disso, todo mês de dezembro, o GABS também realiza uma enquete Hottest 100 Craft Beers of the Year , em que  milhares de fãs de cerveja em toda a Austrália e Nova Zelândia podem votar em suas cervejas favoritas do ano. Os resultados são contados e comemorados em todo o país em cada Dia da Austrália (para a pesquisa Aussie) e no Waitangi Day (para a pesquisa Kiwi).

Festival Mariachela

Crédito: Galeria site oficial Mariachela

Este ano aconteceu a quarta edição deste festival mexicano. Foram mais de 230 cervejas com a participação de 50 cervejeiros no país.

É um programa para toda família, o evento dispõe de área infantil e também é ‘petfriendly’. Além disso oferece mercado de artesanato, palestras para aprender mais sobre o produto, música ao vivo, degustação e torneio de beerpong.

 

 

Cannstatter Volksfest

crédito: Pyanezs /VisualHunt

Um dos mais antigos festivais do mundo. A história remonta ao século XIX, quando a região passava por dificuldades econômicas. Fora criado então um festival popular e agrícola com o intuito de reviver a economia do local. Com os anos, e desenrolar da história, o festival foi se desenvolvendo, modernizando e agregou a cerveja, que acabou tornando-se o ponto forte do festival.  

O Cannstatter Volksfest combina com sucesso a tradição com a modernidade de uma forma atraente e única.  É, certamente, um dos maiores do mundo, com muita música, comida, cores, shows, desfiles, parque de diversões e muito mais.

Além de tudo há uma feira realizada no evento. São mais de 50 comerciantes que oferecem têxteis, couro e utensílios domésticos, jóias, arte, chá, ervas e especiarias, cosméticos e presentes.

 

Bergen Beer Festival

Crédito: Visit Norway

O maior festival de cerveja da Noruega, acontece na fortaleza de Bergenhus. É uma mistura de tradição e inovação.  

São mais mais de 40 cervejarias de todo o país, desde pequenas cervejarias artesanais até grandes cervejarias industriais.

Para aqueles que amam boa comida e boa cerveja, é um grande bônus que o Bergen Beer Festival e o Bergen Food Festival sejam realizados ao lado um do outro no Bergenhus Festning. No Bergen Food Festival, você pode saborear a comida local excitante da região, especialidades internacionais e participar de um curso de comida com produtos locais.

 

Slow Brew

Crédito: Galeria Slow Brew (site oficial)

É claro que não vamos deixar o Brasil de fora dessa lista. o Slow Brew acontece em São Paulo. O festival dispõe de  mais de 55 cervejarias e 200 rótulos de altíssima qualidade.

Além das cervejas, o evento  possui ainda uma praça gastronômica com ampla variedade de food trucks.  Os visitantes comem e bebem ao som de shows do bom e velho rock e blues.  

O termo Slow Brew fundamenta-se no conceito Slow Movement, Slow Life, Slow Food que se difundiu na Europa desde a década de 80. São movimentos para se viver calmamente, valorizando a experiência e todos os momentos da vida. Um apelo para uma vida mais saudável e sem pressa. Slow na língua inglesa significa “devagar” e Brew “fazer cerveja”, traduzindo: fazer cerveja devagar.

 

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário